Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de julho de 2015

DESPERTANDO PARA ORAR.

DESPERTANDO PARA ORAR.

Muito ouvimos falar em oração!
- Infelizmente, poucas são as pessoas que conhecem o seu verdadeiro atributo, significado, e poder; dessa forma, por falta de conhecimento, elas passam por tremendas provações em suas vidas, essas tribulações, naturalmente poderiam ser evitadas através do poder das orações, mas, as pessoas não entendem que, a Oração é a única forma direta, individual, e insubstituível, para manter um contato pessoal com DEUS, o Senhor dos Céus, da Terra do Mar, e de tudo o que neles Existe, portanto, assim diz então a Palavra, para aquele que almeja uma vida tranquila e receba a salvação:
--- “Não andeis, pois inquietos, dizendo: que comeremos ou, que beberemos, ou com que nos vestiremos?”... “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mateus. Cap. 6. vs 31,33. N.T. 31 d. C.
--- “Buscai o Senhor e a sua força; buscai a Sua face continuamente” Salmos 105. vs. 4. A. T.
- Quando, o homem busca a Deus em oração, na realidade, este, é um momento único de particular adoração, é especial, e solene, entre quem ora e Deus, assim fazia Jesus, demonstrando sua confiança na oração, enquanto se encontrava na terra na condição de homem, Ele orava ao Pai com intensidade e, às vezes em particular:
--- “E, levantando-se [Jesus] de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava” Marcos. Cap.1 vs 35. N.T. 27 d.C.
--- “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só” Mateus. Cap. 14. vs 23. N.T. 31 d.C.
--- “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a porta, ora a teu Pai que está oculto; e teu Pai, que vê secretamente te recompensará” Mateus. Cap. 6. vs 6. N.T. 31 d.C.
 - Mas, é imperativo entender; para Deus aceitar uma oração, é necessário que, quem O busca, seja obediente, cumpra as Suas leis, estatutos, juízos e mandamentos, porque a Palavra de Deus declara não só, a autenticidade das Escrituras Sagradas, bem como a sua aplicação no dia a dia, para o bem estar do homem, e o conduza a salvação eterna:
--- “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para boa obra” 2ª Carta a Timóteo. Cap. 3. vs 16. N.T. 66 d.C.
--- “E aquelas tábuas eram obras de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas”. Livro do Êxodo. Cap. 32 vs 17. A.T. 1491 a.C.
--- “Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos”. Provérbios 15. vs 29. A.T. 1000 a.C.
- Todos os Seus mandamentos foram compilados e transformados nas Suas Escrituras Sagradas, ou seja, num manual de procedimentos completo; desta forma, o que está fora da Bíblia a respeito de Deus, de Jesus, dos Apóstolos e dos Profetas, é pura distorção da verdade, pelo homem, portanto, sem qualquer valor perante o autor da vida.
--- “Como também o nosso irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Em todas as suas cartas ele escreveu da mesma forma, falando acerca destas coisas. Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição”.  2ª Carta do apóstolo Pedro. Cap. 3. vs 16. N.T. 66 d.C.
--- “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. 1ª Carta a Timóteo Cap. 4. vs 2. N.T. 65 d.C.
- Então, as Escrituras foram entregues por Deus, para usufruto de toda a humanidade, a fim de que todos conheçam a verdade exarada em seu manual, e através dela, sejam libertos do pecado:
--- “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João. Cap. 8. vs 32.  N.T. 32 d.C.
 - Para que todos, sem exceção; conhecessem a verdade, esse manual passou a ser coligido, e divulgado, desde os tempos antigos, pelos profetas, escolhidos por Deus, e mais tarde o manual, não só foi sustentado, como também, ampliado por Jesus e seus Apóstolos.
--- “Não cuideis que vim destruir a lei ou os Profetas: Não vim para ab-rogar, mas para cumprir”. Mateus. Cap. 5. vs 17. N.T. 31 d.C.  
- Toda a Escritura é voltada tão somente, para o bem estar, e a salvação do homem, que na realidade, é o único objetivo de Deus, pois assim diz a Bíblia:
--- “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso salvador”...” Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade “...” Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 1ª Carta a Timóteo. Cap. 2 vs. 3,4, 5. N.T. 65 d.C.
  - E então, a todo homem sensato que parte à procura de salvação prometida por Deus, a Palavra determina; que este ato só será aceito por Ele, através da intervenção exclusiva de Jesus.
--- “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos dos Apóstolos. Cap. 4. vs 12. N.T. 33 d.C.
- E assim fica dessa forma terminantemente excluída, a participação na busca de Deus e na salvação, ”santos”, “espíritos de luz”, ídolos, imagens, ou qualquer outra forma de ajuda. Então o certo é, que o homem sensato, para não errar deseje assim:
 --- “Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até o fim”... “Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo coração a cumprirei”. Livro dos Salmos 119. vs 33,34. A.T.
- A obediência às Suas leis, é o principio de todo o bom procedimento, para uma vida na terra sem grandes tribulações, e é a única condição para o homem ter acesso à vida eterna, pois não há recurso humano que possa comprar a salvação, porque ela é propiciada gratuitamente por Deus, somente para aquele que é merecedor.
--- “Eu sou o Senhor, e fora de Mim não há Salvador”. Livro do Profeta Isaías. Cap. 43. vs 11. A.T. 712 a. C.
- O Amor é um atributo exclusivo de Deus, e é compartilhado para com toda a humanidade. Quanto a usa-lo? Depende exclusivamente de cada um!
- Não é por mero acaso, que, o primeiro mandamento de Deus, inicie exatamente pelo verbo amar, até porque, em todas as obras da Sua criação, há uma patente demonstração do Seu amor pela humanidade, o que na maioria das vezes, o homem comum, [sem Deus] não consegue ver, reconhecer, ou valorizar esse amor, e assim esse homem, pela sua parca visão e mente cauterizada, pauta-se tão somente nas coisas ruins existentes na terra, portanto, se o mundo em que vivemos é dominado pelo mal, esta situação de desregramento, é de total responsabilidade do próprio homem, que, através do pecado impregnou, e até hoje impregna, cada vez mais a terra com o mal. Mas, Deus mesmo assim, e apesar de tudo, não excluiu o homem do Seu objetivo, e numa demonstração suprema do Seu amor, entregou Seu Único filho, para morresse pela humanidade, ou seja, para salvação de todos; entretanto, a escolha de ama-Lo ou não, de obedece-Lo ou não, está nas mãos das pessoas, é o tal direito de escolha; o tão propalado livre arbítrio, que dá ao homem, uma sensação de poder e independência de Deus. Você ama Deus? Sim! Ótimo! Ele irá retribuir o seu amor, porque Deus justo e fiel! Se você não ama Deus, Ele continuará sendo o mesmo Deus criador. E você? Apenas um ingrato, um mal agradecido para com Ele, que lhe deu gratuitamente a vida, e colocou a sua disposição as benesses do Seu reino e a Salvação.
--- “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”... ”nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida e a respiração, e todas as coisas” Atos dos Apóstolos. Cap. 17. vs 24, 25. N.T. 53 d.C.
- Veja só; se você, ou a sua família, tem problemas graves, ou passam por enfermidades, provações e ou privações, não ponha a culpa em Deus. A responsabilidade é tão somente sua, e dos seus antepassados, dos antepassados das famílias que se uniram a sua, que também, carregam sobre si os pecados cometidos e acumulados, de geração em geração, eles, com sua iniquidade construíram uma rede de maldição, cujo resultado nefasto, mais cedo ou mais tarde, atingirá um dos seus descendentes, portanto, ore, e peça perdão a Deus pelos pecados dos seus antepassados, para que seja destruída essa rede de maldições, e ela, não continue como um veneno mortal a contaminar a sua descendência.
--- “Nossos pais [antepassados] pecaram, e já não existem; nós levamos as suas maldades [maldições]” Livro das Lamentações. Cap. 5. vs 7. A.T. 588 a.C.
   - E assim, dependentes da aplicação do amor, estão sujeitos todos os outros mandamentos, porque sem amor não há como aplica-los. No que diz respeito a principal forma de amar, Deus falou ao povo de Israel através de Moisés, quando Ele trouxe Suas leis ao conhecimento dos Judeus no Sinai, para que, depois e ao longo dos tempos fossem distribuídas para toda a humanidade:
--- “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”... ”Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo coração, de toda a tua alma, e de toda tua força”. Livro de Deuteronômio. Cap. 6. vs 4,5. A.T. 1451 a. C.
- E então, apesar de tudo de errado que o homem fez, e faz, Deus, através das suas ações, reafirma constantemente o Seu amor incondicional pela humanidade, quando a Bíblia insofismavelmente, assegura assim:
--- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”... ”Porque Deus enviou Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”. Apóstolo João. Cap. 3 vs. 16,17. N.T. 33 d.C.
- Mas, apesar de todas as demonstrações do amor de Deus pelo homem, e não pelo pecado. Existem pessoas, que buscam a solução dos seus problemas de forma equivocada; confusas, elas se prostram perante ídolos, e ou espíritos [demônios], fazem oferendas de aves, e animais sacrificados, despachos em encruzilhadas, contendo farofa, cachaça, charutos, velas coloridas, e assim, enganadas, elas fazem estes sacrifícios perante aquilo, que induzidas por outros, elas próprias, chamam-nos de “espíritos de luz”, no entanto a esta conduta condenável do homem, Deus revela que, não necessita de doação, ou bem algum das pessoas, e ou sacrifícios, para atender uma petição de um dos seus filhos, tão somente basta seguir suas Leis:
--- “Da tua casa não tirarei bezerro e nem bodes do teu curral”... “Porque meu é todo o animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas”... “Conheço todas as aves dos montes e meu são todos os animais que pululam no campo”... “Se tivesse fome não te diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude”... “acaso Eu como carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos?” livro dos Salmos 50. vs 9, 10, 11, 12, 13. A.T.
--- “O sacrifício dos ímpios é abominável ao senhor, mas a oração do reto é seu contentamento”. Livro de Provérbios. Cap 15. vs 5. A.T. 1000 a.C.
--- “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?”... “Antes digo que as coisas que os gentios [pessoas sem Deus] sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. Não quero que sejais participantes com os demônios”1ª carta aos Coríntios. cap. 10. Vs 19, 20. N.T. 59 d.C.
 - Além do exposto acima a respeito dos chamados “espíritos de luz”, ainda existem os falsos “deuses”, ídolos, de todas as formas possíveis e imagináveis, fabricados pelo próprio homem, e, confeccionados com toda a sorte de material amorfo ou não, coletado pelo fabricante: Papel, pau, plástico, pedra, metais, barro, gesso etc. Sendo assim, por terem sidos inventados por homens perdidos, todos os ídolos; todos, sem exceção, assim são bem definidos pela palavra de Deus, ao afirmar que em verdade eles: São sem espírito, sem vida, acéfalos, cegos, surdos, mudos e entrevados e incapacitados, o que fica claro pela sua própria origem, eles não tem vida própria, neste caso, sem poder algum para nada, pois nem sobre eles mesmos o tem, quanto mais para agir em benefício de alguém, os “pobrezinhos” até para se mover, necessitam de uma mãozinha, dos homens para passear, outros homens os dão formas, colocam-lhes um belo colorido para impressionar, e até arremedam uma vida, os enfeitam, e, os veste com modelitos bem elaborados, tudo isso, a fim de que, as suas obras [os ídolos] não se apresentem disformes, descorados e nus, para não passar vexame perante os seus seguidores, depois de prontos são postos a venda, seus fabricantes com cuidado para não avaria-los, colocam-nos de pé, sentados, de cócoras ou deitados numa prateleira, até que apareça um cliente, e eles [os ídolos] possam ser vendidos com bons lucros pelos seus criadores, e quem o compra, põe embaixo do braço, corre para casa, feliz com a aquisição de uma “fábrica de milagres”, pois está ansioso, para que o seu ídolo novinho, comprado às vezes com dificuldade, resolva os seus problemas. Pura ilusão!      
- Deus desde a antiguidade advertia sobre a impotência dos ídolos:
--- “Por isso te anunciarei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: Meu ídolo fez estas coisas, ou a minha imagem de escultura, ou minha imagem de fundição as mandou”.  Livro do Profeta Isaías. Cap. 48. vs 5. A.T. 713 a.C.
  ---“Eis que hoje ponho diante de vós a benção e a maldição”... ”A benção quando ouvires os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando”... ”Porém a maldição, se não ouvires os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguir outros “deuses” [ídolos] que não conhecestes” Quinto livro do Pentateuco Deuteronômio [Hb. Debarim]. Cap. 11. vs 26,27 e 28. A.T. 1451.a.C.
 - E ainda assim tais homens, não satisfeitos por andarem atrás de ilusões, ou quimeras, e se prostrarem diante dos tais “deuses” os ídolos, muitos ainda buscam ajuda em outros homens, tão falíveis quanto eles próprios e às vezes sem caráter, que os exploram com promessas e fantasias, veja o que diz a Palavra de Deus a respeito:
--- “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem. E faz da carne o seu braço [poder], e aparta o seu coração do Senhor”. Livro do Profeta Jeremias Cap. 17 vs 5. A.T. 601 a.C.
--- “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Mateus cap. 24. Vs 11. N.T. 33 d.C.
--- “Eis o que Adonai [Deus] diz: Uma maldição sobre a pessoa que confiar nos seres humanos, que confiar apenas em forças humanas cujo coração se desviar de Adonai”. Livro do Profeta Jeremias [hb]. Yirmeyahu. Cap. 17 vs 5. A.T. [hb. Tanakh]. 601 a.C.
--- “Abençoado é o homem que confia em Adonai; Adonai será sua segurança”. Livro do Profeta Jeremias [hb. Yirmeyahu]. Cap. 17 vs 7. Bhc. A.T. [Hb. Tanakh] 601 a.C.
- E assim, estas pessoas afastadas da segurança de Deus, numa escalada para o sofrimento e a dor, iludidas, buscam ajuda de homens místicos, versados em ocultismo, ficando a mercê de principados e potestades, invocados por [médiuns] [travestidos de pais de santo]. Santo tem pai? Na realidade, não passam de intermediários de espíritos malignos, que por serem invisíveis, os tais “espíritos iluminados,” são apenas espíritos enganadores, sobre os quais não conhecem as suas origens, e ou identidades, e, no entanto se apresentam a seus adeptos, como seres celestiais do bem; contra essas práticas assim a Palavra de Deus se refere:
--- “Não é Maravilha, porque o próprio satanás, se transfigura em anjo de luz”. 2ª Carta aos Coríntios. Cap. 11. vs 14. N.T. 59 d.C
- Portanto, em todos os casos, estes homens que agridem a Deus, não tem a menor noção do perigo que correm, por ficar sob a influência, e a dominação, das forças espirituais das trevas, colocando o seu destino, e da sua própria família, e de outras pessoas nas mãos de demônios.
- Quanto a esta época de incredulidade na qual vivemos, veja o que diz o Espírito de Deus através de um Apóstolo de Jesus ha dois mil anos atrás:
--- “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da Fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. 1ª Carta a Timóteo. Cap. 4. vs 1. N.T. 66 d.C.
--- “Ninguém vos enganem com palavras vãs; porque por estas coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. Carta aos Efésios. Cap. 5 vs 6. N.T. 64 d.C.
- Ao proceder assim, estes Homens são enganados, vivem suas vidas sem a verdadeira paz, infelizes, frustrados, cheios de toda a sorte de tribulações, e, sem dúvida, mais tarde vêm o pior, pois alto é o preço que será pago por eles após a sua morte.
Os primeiros Mandamentos de Deus:  
  Amarás o Senhor teu Deus.
--- “Amarás, pois o Senhor teu Deus, e guardarás a sua observância, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias”. Quinto livro do Pentateuco. Deuteronômio. cap. 10. vs 11. A.T. 1451 a.C.
--- “Eu te amarei de todo coração, ó Senhor fortaleza minha”... ”O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus a minha fortaleza, em quem eu confio; meu escudo, a força da minha salvação, e meu alto refúgio”. Livro dos Salmos 18. vs 1,2. A.T.
- Honrarás os teus pais.
--- “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá”. Livro do Êxodo. Cap. 20. vs 12. A.T. 1491 a.C.
- Não Matarás.
--- “Quem ferir alguém que morra, ele também certamente morrerá”. Livro do Êxodo. Cap. 21. vs 12. A.T. 1491 a.C.
- Não adulterarás.
--- Ouviste o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério”... ”Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Mateus. Cap. 5. vs 27,28. N.T. 31 d.C.
--- “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma, o que tal faz”. Livro de Provérbios 6. Vs 32. A.T. 1000 a.C.
- Não furtarás.
--- “Não furtando, antes mostrando toda boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso salvador”. Carta a Tito. Cap. 2. vs 10. N.T. 65 d.C.
 Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
--- “A testemunha falsa que profere mentiras, é o que semeia contendas entre irmãos”. Livro de Provérbios 6. vs 19. A.T. 1000 a.C
- Não cobiçarás.
--- “não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. Livro do Êxodo. Cap. 20 vs 17. A.T. 1491 a.C.
Amarás o teu próximo.
--- “Com efeito: Não adulterarás. Não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum mandamento, tudo nesta palavra se resume; Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Carta aos Romanos. Cap. 13 vs 9. N.T. 60 d.C.
- Portanto, estes mandamentos que iniciam e terminam com o verbo amar, simplesmente abarcam a vida humana em todos os seus aspectos, quer material e ou espiritual, porem, ao contrário; as transgressões aos mandamentos de Deus são consideradas rebeldias, (pecados), os quais impedem o acesso do homem à presença Deus. E mais ainda, Sobre quão nefasto é desdobramento do pecado, Ele alertou o casal [Adão e Eva], no início da formação da humanidade, e este alerta de Deus continua sendo feito de geração em geração através da Bíblia, ora, o pecado cometido pelos nossos primeiros pais, impede-nos de um contato natural com Deus, e esse impedimento, só será removido através da conversão a Jesus, e, pelas constantes orações do homem em busca do Reino de Deus e as Suas promessas, garantidas nas Sagradas Escrituras, que declara assim:
--- “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido agravado, para não poder ouvir”... “Mas vossas iniquidades fazem a divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Livro do Profeta Isaias. Cap. 59 vs 1, 2.  A.T. 698 a.C.
 - Em outro versículo, a Palavra afirma a existência do pecado, ele é quem afasta o homem de Deus, mas, sustenta também de forma inequívoca, que temos as condições de domina-lo, ao fazer a seguinte declaração:
--- ”Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz a tua porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo”. Livro de Gênesis. Cap. 4 vs 7. A.T.
--- “Cada um, porém é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte”. Apóstolo Tiago, irmão de Jesus. cap. 1. vs 14, 15. N.T. 60 d.C.
·        Leia no artigo anterior. [O Ser Humano e o seu DNA espiritual]
 - Séculos mais tarde, Deus após libertar o povo de Israel, dos 400 anos da escravidão no Egito. No Monte Sinai, e enquanto o povo de Israel peregrinou durante 40 anos pelo deserto, o Senhor revelou, e ordenou a Moisés, quem conduzia os Israelitas para tomar posse da Terra de Canaã, que escrevesse e falasse ao povo, da obrigatoriedade de cumprir os seus mandamentos, para ter acesso as Suas promessas:
 --- “E disse: Se ouvires atento à voz do Senhor, e obrares o que é reto diante dos Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o Senhor que te sara”. Livro do Êxodo. Cap. 15 vs 26. A.T. 1491 a.C.
--- “E qualquer coisa que Lhe pedimos, Dele receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos, e fazemos o que é agradável a Sua vista”. 1ª Carta de João. Cap. 4 vs 7. N.T. 90 d.C.
O proceder do homem.
- Em conformidade com o seu procedimento, o homem terá ou não, a presença de Deus em sua vida, porque pela Sua Santidade, Deus jamais comungará com o homem que O desobedece, e então para que possa haver a comunhão, Ele aguarda até que tal pessoa corrija o seu proceder, e ande segundo as Suas Escrituras, para que possa assim se revelar:   
--- “Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração do justo”. Provérbios 15. vs 29. A.T. 1000 a.C.
--- “E tudo que pedires em oração crendo recebereis”. Mateus. Cap. 21 vs 22. N.T. 33 d.C.
--- “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-lhe-á”. Lucas. Cap. 11 vs 9. N.T. 33 d.C.
Orar.
 - Nós sabemos que Orar a Deus não é uma tarefa fácil, até porque, muitos confundem com [prece ou reza], Orar verdadeiramente, é buscar com intensidade, ao Deus que criou todas as coisas visíveis e invisíveis, pois Ele [O Deus da Bíblia] é o único digno de louvor, glória, adoração, e exaltação, busca-Lo, é a plena certeza que Ele, e apenas Ele é o único e verdadeiro Deus, acima de tudo é acreditar tão somente no Deus Pai, Jesus seu filho e no Espírito Santo. Sendo que, a verdadeira oração é dirigida a Deus, conduzida por Jesus e ajudada pelo Espírito Santo, e assim, a oração envolve Deus em sua plenitude, e quando aceita, tem o poder de transformar, o invisível e o impossível em realidade.
--- “E tudo quanto pedires em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”... “Se pedires alguma coisa em meu nome, Eu o farei”. Apóstolo João. Cap. 14 vs 13,14. N.T. 33 d.C.
 - Atender uma oração é uma ação gratuita de Deus, o que comumente é chamado de Milagre, ou seja, a concretização por Ele de um pedido impossível de ser realizado de forma natural, para tanto, e segundo a Sua vontade, Ele lança a mão das Suas criações para atender a petição daquele que O busca. Quando uma pessoa qualquer faz um pedido ao um “santo” ou “espírito de luz” e acontece um milagre, não pense que foi um ou outro quem o realizou, pois somente Deus tem o poder para tanto, e sobre todas as coisas, só Ele é, Onipotente, Onisciente, e Onipresente, Deus num ato de extraordinária misericórdia, e apesar do seu erro, resolveu ajuda-lo.
 - Um milagre visível por milhares de pessoas, a travessia do Mar Vermelho, pelos filhos de Jacó [Israel].
--- “Então Moisés estendeu sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e o mar tornou-se seco, e as águas foram partidas” “E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como um muro à sua direita e á sua esquerda”. Livro do Êxodo. Cap. 14 vs 21,22.  A. T. 1491 a.C.
 Milagre Invisível:
 - É aquele que não se enxerga a raiz do problema, no caso um espírito imundo, mas vê-se, apenas o resultado, ou seja, a cura do homem que era dominado pelo demônio.
--- “Não tardou que aparecesse na Sinagoga um homem possesso de espírito imundo, (demônio) o qual bradou”... “Mas Jesus repreendeu, dizendo: cala-te e sai desse homem” “Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em voz alta, saiu dele”. Marcos. Cap. 1 vs 23,25 e 26. N.T. 27 d.C.
 - Na consecução de seus desejos, Deus usa elementos físicos como foi visto acima, ou poderá usar de outros meios por nós desconhecidos, e por falta de fé, são ininteligíveis, e ou inaceitáveis.
- Senaqueribe rei da Assíria após invadir a Judeia, partiu para a tomada de Jerusalém, e a Ezequias seu rei, enviou cartas, às quais asseveravam que, era impossível escapar das suas mãos, face o poderio dos seus exércitos.
--- “Senaqueribe escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor, Deus de Israel, Para falar contra Ele, dizendo: Assim como os deuses [ídolos] das nações de outras terras não livraram seu povo das minhas mãos, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos” “Porém o rei Ezequias e Isaías, o profeta, filho de Amoz, oraram por causa disto e clamaram ao céu”... “Então, o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial do rei da Assíria; e este, com o rosto coberto de vergonha, voltou a sua terra. Tendo ele entrado na casa do seu “deus”, os seus próprios filhos ali o mataram a espada”. 2º Livro de crônicas. Cap. 32 vs 17, 20, 21. A. T. 713 a.C.
 - Os milagres operados por Deus são comprovados ao longo de toda a história da humanidade. Ademais, um milagre pode realizar-se na vida física e ou espiritual de quem ora, por quem ora, por uma Cidade ou Nação!
 Milagre para quem ora: Ezequias rei de Judá, Descendente de Davi.
 --- “Naqueles dias adoeceu Ezequias de morte. E o Profeta Isaías filho de Amoz, veio a ele e disse: Assim diz o Senhor: Ordena a tua casa porque morrerás, e não viverás”. Após a Saída de Isaias. “Então virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor”. Deus ao aceitar a oração diz a Isaías: “Volta e dizes a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi tuas lágrimas. Eis que te sararei; ao terceiro dias subirás a casa do Senhor”. 2º Livro dos Reis. Cap. 20 vs 1, 2 e 5. A.T. 713 a.C.
 Milagre para quem oramos:
 --- “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e, Izabel, tua mulher te dará um filho, a quem darás o nome de João”. [Batista]. Lucas 1. vs 13. N.T. 5 a.C.
--- “Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher concebeu”. Livro de Gênesis. Cap. 25 vs 21. A.T. 1853 a.C.
 Milagre para uma cidade:
- Quando Deus mandou Jonas a Nínive, capital da Assíria, para anunciar ao povo a sua destruição, o povo se arrependeu dos males cometidos, e Deus suspendeu a sentença:
--- “Começou Jonas a percorrer a cidade a caminho de um dia, pregava e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”... “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; E Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez”. Jonas. Cap. 3 vs 4, 10. A.T. 862 a.C.
- Pelos exemplos acima, entendemos, quão poderosa é a oração, mas mesmo assim e apesar da exortação das Sagradas Escrituras, temos dificuldades em fazê-la, dado a sua característica espiritual, é certamente contrária a natureza humana.
--- “Antes de tudo, pois, exorto que use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça em favor de todos os homens”... ”“ Em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos uma vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito “...” Isso é bom e aceitável diante de Deus, nosso salvador “...” O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 1ª Carta a Timóteo. Cap. 2 vs 1, 2, 3 e 4. N.T. 65 d.C.
- A palavra de Deus afirma, que o ser humano e dotado de duas naturezas, a física e a espiritual, e que ambas vivem em um eterno conflito pela dominação da pessoa, por falta conhecimento do homem, esta atividade subjetiva, passa como que despercebida das pessoas; a natureza espiritual é invisível, e é inerente ao homem, e é ela quem possibilita o acesso a Deus. Enquanto a natureza física visível limita-se, praticamente as ações relativas aos cinco sentidos básicos do homem, e dos quais, derivam as nossas atividades cotidianas, é importante notar, que dos nossos próprios sentidos físicos, surgem os obstáculos para a prática das orações, para um melhor entendimento trazemos a lume alguns deles:
Empecilhos para Orar:
O Cansaço:
- É um sentimento estranho que desmotiva uma pessoa a se dedicar a oração, muito embora a pessoa esteja fisicamente descansada, é no mínimo uma sensação contraditória, porque é exatamente na oração, que encontraremos forças para superar as tribulações e o cansaço. Se entregue a oração! E através dela encontrará o verdadeiro descanso.
--- “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei”. Mateus. Cap. 11 vs 28. N.T. 31 d.C.
A Distração:
- Quando não estamos atentos, é impressionante o poder da nossa mente, para enxertar pensamentos alheiros, ao propósito das nossas orações, e então, eis, que de repente, percebemos que estamos bem longe do nosso objetivo, nesse caso a nossa arma é, orarmos em voz alta para que possamos permanecer concentrados no propósito da nossa oração.
--- “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”. Carta aos Hebreus. Cap. 2 vs 3. N.T. 64 d.C.
O Desânimo:
- É a sensação, que surge de forma sutil em nossa mente, se apodera dela, e transfere ao nosso ser, o desejo de interromper a nossa oração, o que é de certa forma, a falta de perseverança para alcançar um objetivo deveras importante almejado por nós, na verdade, são falsas sensações criadas pela nossa mente inconstante, que se transformam em obstáculos para não lograrmos êxito em nossas orações, portanto, perseverar, é a palavra de ordem para vencer o Desânimo.
--- “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”. Lucas. Cap. 21 vs 9. N.T. 33 d.C.

A Inquietação interior:
- É uma sensação inexplicável que brota dento da pessoa, como que, algo muito grave esteja prestes a acontecer com ela, ou alguém da sua família, esta sensação desagradável criada sem motivo algum, tem como finalidade impedir a continuidade da oração, e certamente é através da oração, o caminho para vencer a inquietação, acalmando o seu coração.
 --- “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele Te susterá; jamais permitirá que um justo seja abalado”. Salmos 55. vs 22. A.T.
A Pressa:
- Você propõe a orar, e de repente surge em seu pensamento um sentimento de urgência, é como se você tivesse, algo importantíssimo e inadiável a fazer, caso não seja logo executado trará prejuízos irremediáveis. Tudo não passa de mera ilusão, é tão somente um artifício do inimigo, para retira-lo da presença de Deus.
--- “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3. vs 1. A.T. 977 a.C.
A Preguiça:
- Uma arma traiçoeira do inimigo, contra a pessoa que se propõe a orar, é a nítida sensação de impotência, e faz com que você se sinta incapaz de fazer uma oração sequer, seu pensamento fica embotado, sua língua fica pesada, é como que as suas palavras não saíssem da sua boca, e, portanto, leva você a renunciar ao seu propósito, separando-lhe de Deus.
--- “A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem padecer de fome”. Provérbios 19 vs !5. A.T. 1000 a.C.
- Ora, quando o Cansaço, a Distração, a Inquietação interior, a Pressa, o Desânimo e a Preguiça, se revelarem nas pessoas por ocasião das orações, surgirão como sintomas aparentemente físicos, mas, suas raízes, são na essência verdadeiramente espirituais, e então, se uma pessoa, por qualquer motivo se propõe a orar a Deus, movimentam-se forças espirituais as do Bem, comandadas por Deus, através do Seu filho Jesus, para que a sua oração seja aceita. E por outro lado, também, levantam-se as forças espirituais do mal capitaneadas pelo seu líder maior, satanás, lúcifer, capeta, belzebu, diabo, iníquo; ou, qualquer outro nome a ele atribuído, que represente o mal em sua verdadeira natureza, ele existe tão somente para fomentar e disseminar o mal, para tanto, cria todos os tipos de dificuldades, e embaraços, para impedir a aproximação de alguém a Deus, e ainda, o mais preocupante, é que existe pessoas, que fazem inadvertidamente o jogo de satanás, no caso, é negar tanto a sua existência como o seu poder para fazer o mal.
--- “Para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para luz, e do poder de satanás para Deus”. Livro de Atos dos Apóstolos. Cap. 26 vs 18. N.T. 62 d.C.
--- “Para que o satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”. 2ª Carta aos Coríntios. Cap. 2 vs 11. N.T.60 d.C.
- Portanto, não se deixe enganar com os falsos sintomas de debilidade física, permaneça em oração, em assim sendo, com certeza Deus ouvirá suas petições passará a conduzir a sua vida, segundo as Suas Promessas.
- Bem no início deste artigo, alertamos sobre as condições determinadas por Deus, para aceitar das suas orações, falamos da necessidade de cumprir as suas leis, e também, sobre algumas dificuldades que se apresentam mascaradas de debilidade física, caso seja aceita nos impedirá de orar, asseveramos, pois, que se trata de uma ação contrária, puramente espiritual, que se revela através de uma falsa debilidade, no corpo daquele que se propõe a buscar a Deus através das orações.
- Mas, para que possamos entender as dificuldades que nos impedem de orar, e de nos achegarmos a Deus, teremos que voltar ao início da vida na terra, especificamente ao casal Adão e Eva, que iniciou a multiplicação da humanidade, mas, que por sua desobediência, deu oportunidade para que o mal se estabelecesse em nosso planeta, trazendo consequências desastrosas para toda a humanidade, falamos da iniquidade, [produto de uma substância espiritual, a origem do mal] algo invisível, inerente a todo ser humano, depois do desastre causado pelos nosso primeiros pais, a iniquidade, é na sua essência a raiz de todos os males e perversidades perpetrados pelo ser humano em todas as esferas, a iniquidade, se instala no âmago da pessoa no ato da sua concepção, o domina, e o faz pecar, afastando o ser humano de Deus, enquanto ele estiver debaixo do maléfico poder do pecado, cuja libertação, só poderá ser efetivada pelo poder maior que vem do reino de Deus através de Jesus o Cristo. [Messias].
Leia sobre a iniquidade no artigo. [O Ser humano]
- O Deus da Bíblia é o bem em Si mesmo, portanto Deus, não aceita as orações contra um inocente, Seu filho Jesus ou Seus anjos, jamais se prestarão para conduzir uma “prece ou uma reza”, para prejudicar um ser humano, se por todos Jesus foi crucificado, sendo assim, quando alguém, se propõe a fazer tal ação que intente o mal, mesmo falando no nome de Deus, esse alguém está na realidade invocando demônios, fuja dele, para que você não possa ser dominado também pelo mal.
Leia sobre as funções do espírito no artigo. [O Ser humano]
--- “Não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz”... “Não é muito, pois, que seus próprios ministros [demônios] se transformem e ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”. 2ª Carta aos Coríntios. Cap. 11 vs 14,15. N.T. 60 d.C.
- Quando Deus ouve a sua oração, ergue-se um escudo invisível de proteção contra as investidas das forças das trevas.
--- “Pois tu, Senhor, abençoas o justo, e, como um escudo, o cercas da tua benevolência”. Salmos 5. vs 17. A.T.
Condição para verdadeira oração:
 - Agora, abordaremos as condições necessárias, para que Deus escute as nossas orações. Deus ao escutar uma oração, não significa o cumprimento do pedido, imediatamente, como num passe de mágica, afinal Ele não é nosso empregado para receber ordens, é Deus o Senhor, portanto quando alguém de dirige a Ele, em busca de um beneficio, deverá fazê-lo com reverencia, ademais, muitas vezes buscamos com intensidade, algo que no momento achamos o melhor, se a nossa petição não se realiza, então ficamos desanimados, no entanto, o pedido pelo qual nos empenhamos tanto, mais tarde, poderá se revelar em um verdadeiro fiasco. Peça em oração e deixe Deus decidir o que é melhor para você, porque, Deus jamais daria como resposta de uma oração, algo de mal a um filho Seu.
--- “Qual dentre vós é o pai que, se um filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará uma cobra?”... “Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?”. Lucas. Cap. 11 vs 11,12. N.T. 33 d.C.
A Humildade:
- Qualidade essencial, para que nos coloquemos diante de Deus, a fim de busca-lo em oração, é reconhecer a nossa impotência, e a nossa total dependência do poder, e da vontade de Deus.
--- “Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; Tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás”. Livro dos Salmos 9. vs 11. A.T.
---“Senhor, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os teus ouvidos á minha voz quando te invoco”. Livro dos Salmos 141. vs 1. A.T.
- Em contrapartida o Senhor não atenta para as palavras do arrogante.
--- “Abominável é ao Senhor, todo o arrogante de coração; é evidente que não ficará impune”. Livro de Provérbios 16. vs 5. A.T. 1000 a.C.
--- “Os arrogantes não permanecerão á tua vista”. Livro dos salmos 5. Vs 5. A.T.
A Fé:
- É a substância do que crê e o poder que ativa o mundo invisível dos céus, é certeza da existência de Deus, de Jesus cristo e do Espírito Santo, é crer, que a vinda de Jesus entre nós como homem, a sua morte e ressureição, abriram a possibilidade de salvação da humanidade, sem a verdadeira fé, nós, não podemos nos apresentar diante de Deus. Como buscar Deus se não acreditamos Nele?
--- “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus. Cap. 11 vs 16. N.T. 64 d.C.
--- “Peça-a, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento, não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”. Tiago [irmão de Jesus]. Cap.1 vs 6,7. N.T. 60 d.C.
Fidelidade:
- É um atributo daquele que ama, portanto se alguém ama a Deus, com a mais absoluta certeza o seu coração será fiel a Ele. Porquanto Deus é fiel para com as pessoas que O amam, e espera fidelidade daquele que O busca.
--- “Tua fidelidade se estende por todas as gerações. Tu estabeleceste a terra, e ela está firme”. Livro dos Salmos [hb. Tehillim] 119. vs 90. A.T.
--- “Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome ó Altíssimo; para anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade”. Livro dos Salmos 92. vs 1,2. A.T.  
--- “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, este me servirá”. Livro dos Salmos 101. vs 6. A.T.
--- “Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos”. Livro dos Salmos 31. vs 23. A.T.

Confiança:
- Confiar em Deus é depositar em suas mãos, os problemas e situações que extrapolem a nossa possibilidade de soluciona-los. Não confiar, é pedir que Ele afaste-se da nossa vida, pois em nossa arrogância achamos que somos auto-suficientes e Dele não necessitamos.  
--- “A Ti, Senhor, elevo a minha alma; Deus meu, em Ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos”. Livro dos Salmos 25. vs 1. A.T.
--- “Em me vindo o temor; hei de confiar em Ti”... “Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei que me pode fazer o mortal”.  Livro dos Salmos 56. vs 3,4. A.T.
Obediência:
--- “E em tua semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste a minha voz”. Livro de Gênesis. Cap. 22 vs 18. A.T. 1869 a.C.
--- “Sendo ele consumado, veio a ser causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Carta aos Hebreus. Cap. 5 vs 9. N.T. 64 d.C.

Perseverança:
- Perseverar! É ter a paciência para permanecer firme em seus objetivos, os quais foram apresentados diante de Deus, e aguardar Suas providências confiando plenamente no Senhor, não importa quão difícil se apresente a situação, Para Deus, Nada, nada mesmo é impossível, pois tudo está fundamentado em suas promessas.
--- “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”. Hebreus. Cap. 10 vs 36. N.T. 64 d.C.
--- “Aqui está à paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Livro do Apocalipse [Livro da revelação de Jesus]. Cap. 14. vs 12. N.T. 96 d.C.
- Convém afirmar que a perseverança, e a paciência, são sentimentos profundamente enraizados em nosso espírito, portanto não são efêmeros, e por essas características, torna-se conhecido pela pessoa na qual aflora, em contra partida os sentimentos oriundos da nossa alma, ou seja, do nosso ego, são sentimentos superficiais, trata-se de pura emoção, não se sustentam, logo desvanecem, causando uma profunda sensação de decepção. E assim é por demais importante, que haja discernimento por parte da pessoa, para não cometer esse equívoco.
O poder da Oração.
- A oração tem o poder ilimitado, porque não existe palavra humana que seja apta a formular, e ou mensurar, o infinito poder de Deus, que se revela a aquele que o busca através da oração, e em resposta ao homem que ora, Deus fala desse modo:
--- “Assim diz Adonai, o Criador Adonai que formou o universo e o mantém sob a sua direção - Adonai é o seu Nome”... ”Clame a Mim, e Eu responderei contarei a você grandes coisas, coisas escondidas das quais você não foi informado”. Livro do Profeta Jeremias [hb. Yirmeyahu]. Cap. 33 vs 2,3. Bhc. Tanakh. A.T. 590 a.C.
- E assim queremos a resposta. Por que devemos orar? A resposta vem do próprio Deus que incentiva a orar nos momentos de dificuldades e afirma:
--- “Clame a Mim no dia da angustia; Eu o livrarei, e você me honrará”. Livro dos Salmos [Hb Tehillim] 50. vs 15. Bhc. Tanakh. A.T.
- Mas para melhor entendimento de como se deve orar; é imperativo salientar que, a composição do ser humano, é composta por, espirito, alma, e o corpo, também denominado de [carne].
--- “Digo, porém: Andai em espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Carta aos Gálatas. Cap. 5. vs 16. N.T. 60 d.C.
--- “porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia”... ”idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias e emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias”... ”invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os cometeram tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Carta aos Gálatas. Cap. 5. vs 19,20 e 21. N.T. 60 d.C
- Como é visto dentro de todo homem, existe uma batalha invisível e sem trégua, pela supremacia da pessoa, entre o espírito, que é o único canal para a comunhão com Deus, a alma, e a carne, cujas percepções, são restritas tão somente, ao mundo físico abarcado pelos nossos sentidos, os quais não podem se relacionar com as coisas de Deus.
 --- “Porque os que se inclinam para a carne cogitam cousas da carne; mas os que se inclinam para o espírito, das cousas do espírito “...” Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do espírito, das cousas do espírito”. Carta aos Romanos. Cap. 8 vs 5,6. N.T. 60 d.C.
--- “Mas o fruto do espírito é; amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei”. Carta aos Gálatas. Cap. 5 vs 22. N.T. 60 d.C.
 - Dessarte, uma oração, jamais poderá ser feita de acordo com os padrões humanos, ou seja, onde prevalece a carne, pois assim sendo, a mesma não conseguirá ultrapassar o teto da sua casa. Para que o homem não cometa semelhante equívoco, Deus, construiu juntamente com homens por Ele escolhidos, um manual de procedimentos, [a Bíblia], para que através dela todos tomem conhecimento quanto à forma de alcançar o seu reino. Quando invocamos o Senhor, esse ato não deverá ter como fundamento os padrões humanos, ou seja, a verdadeira oração terá sempre como parâmetro, as exigências dos Seus mandamentos que iniciam com este:
 - Amarás o Senhor teu Deus.
- Portanto todo homem que pretende buscar Deus deverá estudar e seguir a palavra Dele, para que possa conhecer com profundidade o Deus da Palavra, porque conhecer a Palavra de Deus, qualquer pessoa que saiba ler, poderá memorizar, e ou decorar, passagens, capítulos, versículos da Bíblia, e se passar por sábio, mas o verdadeiro sábio procurará conhecer o Deus da Bíblia, o que só poderá ser feito, através do espirito do homem, com a ajuda imprescindível de Jesus e do Espirito Santo. A partir de então, poderá orar em espírito, com humildade e simplicidade, ou seja, sem frases de efeito, bonitas, e ou bem elaboradas, pois Deus não se impressiona com as dissertações de paroleiros.    
Por que devemos orar?
- Para que possamos entender o poder da oração, torna-se necessário trazer a lume um fato acontecido, quando por ocasião da criação do homem e da mulher em nosso planeta, no momento em que Deus lhes deu a vida, já havia completado a sua obra criadora da natureza e sobre a mesma estabeleceu suas leis, para que houvesse uma harmonia completa entre todas as suas criações, dentre as quais se achava o homem cuja incumbência era de administrar o que lhe fora oferecido gratuitamente por Deus, mas o homem falhou, pecou contra Deus, e no bojo do pecado veio à morte e então por este ato perdeu a convivência natural entre o homem e Deus.
--- “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso todos pecaram”. Romanos. Cap. 5 vs 12. N.T. 60 d.C.
 - Portanto para retornar a convivência natural com Deus, só existe uma saída, que acontecerá através da conversão, ou seja, a qual só poderá ser concluída seguindo as leis, estatutos e mandamentos estabelecidos por Deus nas Sagradas Escrituras [a Bíblia].
- Inumeráveis são as razões para a orarmos; entre elas buscamos algumas:
- Ao iniciar as suas orações, não se esqueça de, em primeiro lugar, adorar, louvar, exaltar, e glorificar o teu Deus, que te deu a vida e permite que tu o busques em oração.   
 - Orai pelo Seu espírito, para que sejais libertos dos pecados, porque ele é eterno, o nosso tempo de vida tem prazo determinado conforme a Bíblia, e então o mais importante é o espírito, pois é ele, sem dúvida quem estará perante o seu Deus ou não, após a morte, e isto só depende de cada um.
- Orai pela dádiva da vida, que você recebeu gratuitamente das mãos de Deus, acompanhada do livre arbítrio, para conduzi-la de acordo com tua vontade, se algo não anda bem não ponha a culpa em Deus.
- Orai pela saúde porque depois da vida é o mais importante, sem saúde tudo passa a ser secundário.
- Orai pela esposa, pois foi você quem a escolheu, uma boa mulher edifica um lar.
- Orai pelos filhos, pois eles são o resultado do seu casamento, por isso ensine desde cedo os caminhos de Deus, para que tenham uma vida equilibrada, e sejam então motivo de alegria dos pais.
- Orai pelos seus parentes para que eles encontrem a salvação.
- Orai pelas autoridades constituídas para que elas exerçam com lisura suas atividades, porque elas foram ali colocadas e ou permitidas por Deus.
- Orai pelos seus inimigos, pois a oração sincera tem poder de desarmar os espíritos beligerantes.
- Orai agradecendo por tudo aquilo que Deus te deu gratuitamente para a tua alegria, a agua, o alimento, o ar que respiras, ou seja, o que tu podes ver ouvir, e sentir, tudo isso, são obras de Deus que Ele coloca na tua vida, para o teu prazer.
O Jejum.
- Jejuar é um ato de oferta voluntário a Deus, é um sacrifício espontâneo por um determinado período, escolhido livremente, por aquele que se propõe a jejuar, portanto o jejum, não deve ser apregoado aos homens por aquele que jejua como se fosse um favor a Deus.
--- Quando jejuarem, não se apresentem com uma aparência abatida, como os hipócritas. Eles fazem expressões de tristeza para os outros verem que estão jejuando. Eu lhes digo que já receberam sua recompensa”... ”Entretanto, você, ao jejuar, arrume-se e lave o rosto”... ”para que ninguém saiba do jejum. Com exceção de seu Pai, que está com você em secreto. E o seu Pai, que vê o que é feito em segredo, dará à você a recompensa”. Mattityahu [hb. [Mateus]. Cap. 6 vs 16, 17 e 18. A.T. Tanakh. Bhc. 31 d.C.
-         Quando o homem se propõe a jejuar, é o momento que o seu espírito se sobrepõe a sua alma e o seu corpo, numa demonstração clara da disposição do seu espírito de buscar a Deus em detrimento da alimentação.
- As razões para o homem jejuar são inumeráveis.
Como agradecimento.
- Os jejuns de agradecimentos são mais fáceis, visto que, as pessoas dominadas pelo seu espírito, fazem deste ato, o reconhecimento, pelas graças recebidas, operadas tão somente por Deus, em seu favor.       
- Jejum, feito por algo considerado como uma pequena benção de Deus, na vida de outra pessoa.
- Jejum, Pelas bênçãos recebidas no dia a dia.
- Jejum, feito por algo maravilhoso, considerado como um grande milagre que Deus fez ao favor de si próprio, ou de alguém.
Pelas causas.
- Jejum como uma súplica a Deus, em busca da sua ajuda para si, e ou alguém, na solução de qualquer problema, não importando a natureza ou tamanho, seja ele físico ou espiritual.
- Quando os Judeus estavam cativos na Babilônia, Neemias teve notícias do estado em que se encontrava a cidade de Jerusalém, através de uns Judeus que retornaram de lá. E então ele usou de jejum e oração a Deus por Jerusalém.
--- “Hanani, um dos meus parentes, veio de Y´hudah [Judá] com alguns homens; eu lhe perguntei acerca dos remanescentes de Y´hudah que haviam sobrevivido ao exílio e a respeito de Yerushalaym [Jerusalém]”... ”Eles me responderam: Os remanescentes do exílio foram deixados na província, estão passando grande aflição e são tratados com desprezo; o muro de Yerushalaym está em ruínas, e seus portões foram queimados por completo”... ”Ao ouvir esta resposta, sentei-me e chorei; lamentei por vários dias, jejuando e orando diante do Deus dos céu”. Neemias [hb. Nechemyah]. Cap. 1 vs 2,3 e 4. A.T. [hb Tanakh] Bhc. 445 a.C.
  - Em outra ocasião quando os Judeus estavam prestes a serem destruídos, a rainha Ester para impedir a sua destruição, fará uma petição junto ao Rei, mas primeiro buscou a Deus com jejum e oração pela salvação deles.
--- “Vai, Ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais e nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, eu e as minhas moças também assim jejuaremos”. Livro de Ester. Cap. 4 vs 16. A.T. 510 a.C.
- O verdadeiro Jejum jamais poderá ser posto em prática como greve de fome, ou uma moeda de troca, pela qual Deus será obrigado a atender uma petição. Ou seja, eu jejuo! E tu me atendes! Esta, não é a forma correta, até porque, todo jejum deverá ser sempre acompanhado de orações, e sabemos que a principio para Deus atender uma oração, é necessário um padrão previsto no manual de procedimentos [A Bíblia Sagrada]. E sobre o padrão exigido por Deus já foi explicado no início deste artigo.
- Deus age hoje, e agirá sempre de acordo com a sua excelsa vontade, e não é da maneira que nós queremos, um jejum, acompanhado das orações, é sempre, e será a forma mais eficaz de buscar a ajuda de Deus, por qualquer um dos seus filhos, como já foi dito por Ele através das Sagradas Escrituras.
- E assim para encerrarmos este artigo que aborda a importância da oração na vida de qualquer pessoa, buscamos uma oração de aparência simples deixada por Jesus, mas com um profundo sentido espiritual ao buscar o Deus Pai. O que, pelas pessoas hoje é na maioria das vezes é confundida como uma “reza”, ou seja; quando um grupo de pessoas se reúne por qualquer razão: numa Partida de futebol reza para o seu time ganhar, numa assembleia de sindicato, não importando a reinvindicação; reza por um aumento de salário, ou por uma menor jornada de trabalho, reza no funeral de alguém, reza numa reunião em família para comemorar um aniversário, quando também sabidamente no seu meio não há cristão, e muitos até já ingeriram bebidas alcóolicas. Então, os participantes deste “ato solene” se dão as mãos, desandam rezar o “pai nosso”, sem qualquer reverência, num ato totalmente banal e irresponsável.     
- O sentimento de Adoração e louvor de Jesus, ao Orar ao Pai, e Ele inicia assim:
---“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”.
- Ao falar dessa forma Jesus reconhece que é filho de Deus, que o seu trono está nos Céus, que o nome de Deus é superior, e separado de tudo e de todos.
---“Não há Santo como é o senhor; porque não há outro fora de Ti, e rocha nenhuma há como o nosso Deus”. 1º Livro do Profeta Samuel. Cap. 2 vs 2. A. T. 1056 a.C.
 ---“E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da Sua Glória”.   Livro do Profeta Isaias. Cap. 6 vs 3. A. T. 758 a.C.

- O sentimento de Submissão:
“Venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu”.
- Pede a vinda do reino de Deus, para a salvação da humanidade, e que a sua vontade soberana domine a terra e os céus.
--- “Quão grandes são os Seus Sinais, e quão poderosas são as Suas maravilhas! O Seu reino é um reino sempiterno, e o Seu domínio de geração em geração”. Livro de Daniel. Cap. 4 vs 3. A.T. 570 a.C.
--- “Porque essa é a vontade de Deus, a vossa santificação [separação]: que vós se abstenhais da prostituição”. 1ª Carta aos Tessalonicenses. Cap. 4 vs 3. N.T. 54 d.C.
--- “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até os céus do céus, te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado”. 1º Livro dos Reis. Cap. 8 vs 27. a.C. 1004
- Sentimento de comunhão e provisão:
--- “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”.
- Pede para que jamais falte diariamente, o pão físico e espiritual aos homens.
--- “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu”. Apóstolo João. Cap. 6 vs 31. N.T. 31 d.C.
--- “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Apóstolo João. Cap. 8 vs 33. N.T. 32 d.C
- Sentimento de impotência e arrependimento:
Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado”.
- Pede para que seja perdoado os nossos pecados, e naturalmente perdoarmos também, dos que contra nós transgrediram.
--- Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo grandeza da tua benignidade; como perdoaste a este povo desde a terra do Egito”. ... “Disse o Senhor; Conforme a tua palavra lhe perdoarei”. Números. Cap. 14 vs 19,20. A.T. 1490 a.C.
- Sentimento de temor e insegurança:
--- “Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”.
- Para que o Senhor não permita que pelas nossas fraquezas não sejamos dominado pelo mal que existe em nós.
--- “Não veio sobre vós a tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar”. 1ª carta aos Coríntios. cap. 10 vs 13. N.T. 59 d.C.
--- “Não terá firmeza na terra na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado”. Livro dos Salmos 140. vs 11. A.T.
- Na oração [Pai nosso] Jesus, o filho unigênito de Deus, demonstra a sua total obediência e dependência do Pai, enquanto estava na terra na condição de homem, porque a sua oração abarca a vida humana em toda a sua plenitude, portanto, não pode se tratar de algo decoreba citado por cristãos nominais, que só conhecem apenas o “Jesus histórico” que passou pala terra há uns dois mil anos.
- Que o Senhor nosso Deus, nos abençoe, nos guie, e nos guarde, e derrame a luz do seu reino sobre nós.

NOTA DO EDITOR.
- AT. Antigo testamento.
- NT. Novo Testamento.
- B.h. Bíblia Hebraica.
-B.h.c. Bíblia Hebraica Completa
- hb.t. Hebraico. Transliterado.
- Cap. Capitulo
-Vs. Versículo
O presente artigo não tem qualquer pretensão acadêmica! Mas, tão somente, levar para o conhecimento e reflexão das pessoas, Trechos da Bíblia Sagrada. 
Produção do Pr. e Teólogo José Francisco Aranha.
Presidente da Associação de Ministros do Evangelho do Maranhão. AME
Presidente do Instituto de Desenvolvimento Social. AME São Luís
Membro do Conselho Nacional dos Teólogos.
Membro da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB- MA.
Capelão da UNIPAS. Nº 9414
Email.pastoraranha@hotmail.com
Facebook: Franciscoaranha
Blog: francisco-aranha.blogspot.com.br

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, João Ferreira de (tradutor). Bíblia Sagrada. Antigo e novo Testamento. Sociedade Bíblica do Brasil.
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006. 1728p.
Bíblia de referência Thompson: com versículos em cadeia temática; Antigo e Novo Testamento \ compilado e redigido por Frank Charles Thompson; tradução de João Ferreira de Almeida---São Paulo: Editora Vida, 2010.
BENTES João (tradutor). O novo dicionário da Bíblia. Edições Vida Nova. 2ª. Ed. São Paulo. 1995.
Bíblia Judaica Completa: o tanakh [AT] e a  B’rir Hadashah [NT] / tradução do original para o inglês David H.Stern; tradução do inglês para o português Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes, ¬¬_ São Paulo: Editora Vida, 2010.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Casa publicadora das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro
DOUGLAS. J.D. (Organizador). O Novo dicionário da Bíblia. Ed. Edições vida nova. 1995. São Paulo.
Ferrell, Ana Mendez. Iniquidade. Rio de Janeiro: Editora Proposito Eterno, 2009.
FERNANDES, Francisco. LUFT, Pedro e GUIMARÃES, F. Marques Celso. Dicionário Brasileiro Globo. Ed. Globo. 2003. São Paulo
GORODOVITS, David e FRIDLIN, Jairo. Bíblia Hebraica. Ed. E Livraria Sêfer Ltda.2006. São Paulo.
LEONARD, Ravenhill. Por que tarda o PLENO AVIVAMENTO? Original: Why Revival Tarries. Tradução: Myrian Talitha Lins. Ed. Betânia. 2014. Belo Horizonte –     
PR. RAIMUNDO, Martins. O Avivamento Já Chegou. Coleção avivamento cristão vol. 01. Missão Aleluia Semeando Paz. missaoaleluia@hotmail.com