Um Ser Humano é dotado de: Espírito-Alma-Corpo.
Espírito: Essência de Deus, inerente ao ser humano, doado ao homem no ato da sua concepção.
Alma: Elemento que foi Gerado pelo encontro do espírito com o corpo no ato da criação do primeiro homem, e continua a acontecer no nascimento de nova criatura.
Corpo: Criado do pó recebeu a vida de Deus. Autorizado por Ele a se multiplicar.
O que nos leva a escrever sobre este complexo tema?
- É o nosso dever compartilhar com outras pessoas os conhecimentos (Luz) revelados gratuitamente e diretamente da única fonte plenamente confiável! A Bíblia Sagrada, só ela é um singular conjunto de livros que expressam verdadeiramente os pensamentos de Deus para abençoar os homens em todas as circunstâncias de sua vida; o que só pode ser feito através do uso consciente das suas leis, estatutos, juízos, e mandamentos, que foram escritos durante muitos séculos por pessoas escolhidas por Ele especialmente para essa missão. Porquanto são ensinamentos reais, que trazem as respostas. Sobre as razões dos sofrimentos que atingem toda humanidade desde os seus primórdios? As explicações estão nos seus estatutos, leis, juízos e mandamentos! Que se entendidos e seguidos com fé, levarão o homem a encontrar a felicidade duradora, tanto na esfera física como na espiritual, porque ambas estão sob a autoridade de Deus. (Deus está no comando de tudo).
- Todo o processo de construção da Bíblia Sagrada, foi iniciado pelos os 5 livros que formam o Pentateuco, (gr. Pentateuchos) (Torá) Lei (hb. sêfer hattôrâ) [livro da lei]:
- Os 5 livros foram escritos nesta sequência:
1-- Gênesis (hb. Bereshit). [O Principio] As origens de toda a produção visível que existe nos céus e na terra, livro iniciado há 2247 anos A C.
(a) A Criação do Universo: Concluído em seis dias.
(b) A criação de Adão e Eva, e a genealogia dos seus descendentes até a Família de Jacó (Israel) chegar ao Egito, e lá permanecessem por 400 anos enquanto Deus aumentava o número do seu povo, e preparava a Terra de Canaã para recebê-los conforme promessa feita a Abraão quando era peregrino, ali Deus fez uma aliança com Ele e sua descendência:
--- “Ora, disse o Senhor a Abrão (mais tarde Abraão): Sai da tua terra, da tua parentela e da casa do teu pai e vai a terra que te mostrarei”. Gn. 12: 1. AT.
---“Então lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida á escravidão, e será afligida por quatrocentos anos”. Gn. 15: 13. AT.
---“Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniquidade do Amorreus”. Gn. 15: 16. AT.
- De Jacó a Moisés. Houve um intervalo de 400 anos enquanto Israel esteve no Egito, Deus permaneceu em silencio até o surgimento de Moisés, quando foi comissionado junto a Faraó para retirar os descendentes de Abraão do Egito por ordem expressa do Senhor:
---“Vem agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”. Ex. 3: 10. AT.
2-- Êxodo (hb. Shemot):
- Saída do povo de Israel do Egito: Conduzido por Moisés e a continuação da Aliança da aliança feita por Deus com Abraão, Isaque e Jacó, (Israel) e as novas leis no monte Sinai:
---“São estes os estatutos, juízos e leis que deu o Senhor entre Si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés”. Lv. 26: 46. AT.
3-- Levítico (hb. Vaicrá):
- Implementação das leis e regulamentos bem como as suas observações, e a instituição do Sacerdócio para os filhos de Arão e seus descendentes Levitas, e a organização do culto a Deus.
4-- Números (hb. Bamidbar):
- Censo dos filhos de Israel, novas leis, e jornadas pelo deserto.
5-- Deuteronômio (hb. Devarim):
- Ampliação das leis, orientações e batalhas, plano para ocupação da Terra de Canaã.
- Estes 5 livros foram escritos por Moisés durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto e entregues aos Judeus. A palavra continuou a ser revelada após Moisés para outros homens escolhidos (porta voz de Deus) para essa finalidade, dessas novas revelações surgiram dois conjuntos de livros: Livro dos Profetas e Livro dos Escritos judaicos.
(a) Livro dos Profetas:
Josué. Js. (hb. Iehoshua) [Sucessor de Moisés] --- Juízes. Jz. (hb). Shofetim) --- I Samuel. II Samuel. Sm. (hb. Shemuel)--- I Reis. II Reis. Rs. (hb. Melahim)--- Isaías. Is. (hb. Ieshiáhu)--- Jeremias. Jr. (hb. Irmiahú)--- Ezequiel. Ez. (hb. Iehezkel)--- Oséias. Os. (hb. Hoshéa)--- Joel. Jl. (hb. Iôel)--- Amós. Am. (Amós)---Obadias. Ob. (hb Ovadiá)---Jonas. Jn. (hb. Ioná)---Miqueias. Mq. (hb. Mihá)--- Nahum. Na. (hb. Nahum)--- Habacuque. Hc. (hb. Havacuc)--- Sofonias. Sf. (hb. Tsefaniá)--- Ageu. Ag. (hb. Hagai)--- Zacarias. Zc. (hb. Zehaiá)--- Malaquias). Ml. (hb. Malahi). 21 Livros
(b) Livro dos Escritos judaicos:
Salmos. Sl. (hb. Tehilim)--Provérbios. Pé. (hb. Mishlê)-- Jó. Jó. (hb. Ióv)-- Cânticos dos Cânticos. Ct. (hb. Shir hashirim)-- Rute. Rt. (hb. Rut)-- Lamentações. Lm. (hb. Echá)-- Eclesiastes. Ec. (hb. Cochelet)-- Ester. Et. (hb. Hadassa)-- Daniel. Dn.(hb. Dâni`el)-- Esdras. Ed. (hb. Ezrá)-- Nemias. Ne. (hb. Nehemiá)-- Icônicas II Crônicas. Cr. (hb. Divrê Haiamim).
13 Livros.
- Os livros: (Pentateuco, (hb. Torá) [5] +Profetas [21] + Escritos [13]). No total de 39 Livros Formaram o Antigo Testamento, ou Bíblia Hebraica. Após estas revelações, Deus Passou novamente 400 anos em silencio, [sem revelações] preparando o mundo e a humanidade para a vinda de Jesus Cristo, (Messias hb. Mashiah) foi ele quem escolheu outros homens, para continuar a escrever as novas revelações para os 27 livros do Novo Testamento, que ao juntar-se aos 39 do Antigo Testamento, resultou nos 56 livros, harmônicos entre si, escritos manualmente num período superior a 2000 anos, em cascas de arvores (papiro) ou pele de animais, que assim formaram a Bíblia Sagrada Completa por Excelência, traduzida para muitos idiomas e dialetos, fidedigna em todos os aspectos, não alterada, não destorcida, Original desde o seu início até Hoje.
- Portanto os livros do Antigo Testamento tiveram seu inicio no livro de (Gênese), escrito por Moisés. Quando Deus resolveu revelar por escrito seus pensamentos (leis) ao Homem, pois antes da invenção da escrita, toda a história do homem aqui na terra foi passada de geração a geração via oral por homens escolhidos por Deus para tal fim, dada a sua longevidade, os homens daquela época alcançava várias gerações dos seus descendentes e lhes transmitiam os seus conhecimentos:
---“Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel” Ex. 34: 27. AT.
---“Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta lei num livro... deu ordem aos levitas que levavam a arca da Aliança, dizendo: Tomai este livro da lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja de testemunha contra ti” Dt. 31: 24. 25. 26. AT.
---“Não cesses de falar deste livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer tudo o que nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”. Js. 1: 9. AT.
---“Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”. Dt. 11: 19. AT.
- 356 anos antes da existência de Israel como Nação, Deus já ordenava que as suas leis fossem lidas e seguidas para evitar excesso e fazer um bom governo em todas as áreas, pelos monarcas que ainda iriam nascer para assumir o trono de Israel:
---“Também quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes... E o terá consigo e o lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir”. Dt. 17: 18.19. AT.
- O Antigo Testamento foi encerrado pelo livro profeta Malaquias. 397 anos antes de Cristo, após Deus haver alertado por séculos o povo e o governo de Israel dos seus erros através dos seus profetas, mas sem obter resultado, os puniu com o exílio:
--- “Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias” Ml. 1: 1. AT.
Livros do Novo Testamento:
Mateus. (Mt- Marcos (Mc)- Lucas (Lc)- João (Jo)-Atos (At)- Romanos (Rm)- I Coríntios (I Co)- II Coríntios (IICo)- Gálatas (Gl)- Efésios (Ef)- Filipenses (Fp)- colossenses (Cl)- Tessalonicenses (I Ts)- IITessalonienses (IITs)- Timóteo (ITm)- IITimoteo (IITm)-Tito (Tt)-Filemom (Fm)-Hebreus (Hb)- Tiago (Tg)- IPedro (IPe)- IIPedro (IIPe)- IJoão (IJo)- IIJoão (IIJo)- IIIJoão (IIIJo)-Judas (Jd)- Apocalipse (Ap). 27 Livros do Novo Testamento.
Os livros do Novo Testamento foram iniciados Pelo discípulo Mateus, (Apóstolo) ao explicar a genealogia de Abraão até Jesus, no primeiro versículo do primeiro capítulo do seu livro, 26 anos depois da ressureição de Jesus:
--- “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”. Mt. 1: 1. NT.
- E foi encerrado por João no último livro, Apocalipse, No ano 96 depois de Cristo:
--- “Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em “breve” [mil dias para Deus é como uma noite de vigília] devem acontecer e que ele enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” Ap. 1: 1 NT.
- Todos os livros dos dois Testamentos foram escritos por Judeus, isto é a prova cabal, de que Não Existe Profeta algum nascido fora de Israel, portanto nem Nostradamus, nem Maomé, nem mãe Diná, nem a irmã Iasmim (cartomante da vizinhança) que também se intitula “profetisa”, todos na realidade não profetas. Enfim, estes e outros ditos “profetas” conhecidos, propagados pela mídia ou por pessoas, não passam de mitos, ficções, ilações, ou crendices, criadas pelo (homem comum), sem conhecimento da Verdade, na ânsia de conhecer o futuro inventa e consultam estes falsos profetas. Claro, Não são dignos de crédito!
---“Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia em outro homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta seu coração de Senhor!”. Jr. 17: 5. AT.
- A partir do Ministério de Jesus as leis, estatutos, juízos e mandamentos de Deus, deixaram de ser exclusividade do povo de Israel, através do Seu Evangelho (as boas novas) as Escrituras passaram a pertencer a todos os povos, os outrora chamados de Gentios (fora da Aliança):
---“E disse-lhes: (Jesus) Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc. 16: 15. NT.
- Jesus mandou semear a palavra de Deus (luz) pelas nações, para iluminar a humanidade:
---“Ninguém, depois de acender uma candeia, (vela, lâmpada) a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-se sobre o velador (suporte para candeia ou vela) a fim dos que entrem [Evangelho] vejam a luz”. (a palavra de Deus) Lc. 8: 16. NT:
---“Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e instruir em justiça”. 2: Tm. 3: 16. NT.
- Afirmamos isso! Porque as Escrituras sagradas não foram contaminadas pela fragilidade humana como se jactam os “sábios” detratores da Bíblia. Somente nas Escrituras Sagradas, encontraremos a mais pura Verdade, Autorizada e Chancelada na Íntegra por Deus, iniciada a mais de 4000 anos:
---“Porque nunca jamais qualquer profecia (Palavra) foi dada por vontade humana; entretanto, os Homens Santos (separados, escolhidos) falavam da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. 2 Pe 1: 21. NT.
- Para ratificar a veracidade do conteúdo encontrado em suas páginas, vejamos como as pessoas foram escolhidas, treinadas por 3 anos, e só depois qualificadas para fazer parte do ministério de Cristo:
---“Caminhando (Jesus) junto ao mar da Galileia, (Geneseré, Tiberíades, Quinerete) viu dois irmãos, Simão chamado, Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar por que eram pescadores”... “E disse-lhes; vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens.”... ”Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram” Mt. 4: 18.19.20. NT.
- Deus, pela sua livre escolha, separou (santificou) homens fieis das mais variadas profissões e condições sociais, para escrever em seus livros aquilo que Ele determinava: Seus estatutos, juízos e mandamentos. Porque as Escrituras Sagradas foram feitas para instruir a humanidade através dos tempos. Para aquele que não acredita ou não concorda e diz que Bíblia é um Livro puramente humano, ou seja, um livro cujos escritos foram feitos segundo a vontade do homem no que tange ao assunto, conteúdo, ou tamanho dos livros, provamos o contrário, com a advertência escrita 1451 anos antes de Cristo que diz assim:
---“Nada acrescentareis a palavra que vos mando, e nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”. Dt. 4: 2. AT.
- Portanto, reafirmamos a veracidade das Escrituras, utilizando um texto do livro do Apocalipse (profecias das revelações das coisas que irão acontecer). Escrito 2342 anos após a advertência contida no versículo acima. [Dt. 4: 2]. Este é o último Livro da Bíblia! Ali está confirmada à autenticidade daquilo que foi escrito desde o começo, acompanhado de uma seríssima advertência, para que ninguém no futuro ousasse modificar seu conteúdo, porque se um homem alterar a lei de Deus ao seu bel prazer ela perderá a eficácia, e levará muitos que o seguirem à perdição, e este homem será responsabilizado por isso, e com certeza Deus o punirá:
---“Eu, (Jesus) a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste Livro, Testifico: Se Alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos (maldições) escritos neste Livro”... ”Se alguém tirar qualquer coisa das palavras do Livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, (vida física) da cidade santa (vida eterna) e das coisas (bênçãos) que as acham escritas neste Livro” Ap. 22: 18.19. NT.
- Portanto somente na Bíblia, as verdades são colocadas de forma direta que às vezes chegam a nos chocar, especialmente quando abrimos suas páginas para as nossas primeiras leituras. Pois, porque se um alguém por uma ou outra razão, (busca da salvação) ou em função das situações do cotidiano, (tribulações, sofrimentos, doenças ou morte). É compelido a buscar na Bíblia a resposta para esta grande pergunta que jamais se cala dentro de cada pessoa que é: De onde viemos e para onde vamos?
A resposta está nas palavras que lá são reveladas, só ali encontraremos com a mais absoluta certeza a solução, bem como, as instruções necessárias para nos conduzir pelo único caminho para encontrarmos a paz duradora, a alegria, a prosperidade (felicidade) durante a nossa Vida física, e acima de tudo orienta-nos para alcançarmos a Vida Eterna (o sonho de todo ser humano é, não ser colhido pela morte). Vida Eterna! Significa viver ressuscitado (não reencarnado) para sempre na companhia de Jesus com os nossos entes queridos:
---“Retém a instrução e não a largues; guarda-a porque ela é a tua vida”. Pv. 4: 13. AT.
- A instrução (a palavra de Deus) veio para nortear o homem na sua luta incessante para solucionar os seus problemas, e ou através dela evitar as dificuldades que poderão surgir na vida de qualquer um de nós, tanto faz, se, material e ou espiritual, porque temos a certeza que uma infinidade de dificuldades (tribulações) permeará a nossa vida física; o pior é que pela gravidade dos nossos pecados o sofrimento poderá estender-se pela Eternidade.
- A Bíblia nos choca por quê? Porque quando abrimos suas páginas como um simples leitor, ou seja, sem a devida reverência, (mera curiosidade) não estamos preparados para sua leitura! (entendimento) E o que mais dificulta o nosso acesso à instrução, e a preponderância neste mundo de uma escala de valores equivocada, puramente material que esta enraizada em nós, pela herança do (modus vivendi) e (modus operandi) [o mal] recorrentemente praticados pelas contínuas gerações das nossas famílias desde início de sua existência até agora. E é ainda mais agravado nos dias de hoje, quando o desenvolvimento gerado pela ciência e a tecnologia que encanta e fascina as pessoas prevalece sobre nos. Ao ponto de Transforma-las em uma “deusa,” que passou a dominar o nosso dia a dia e pela qual somos subjugados, por isso mesmo, parece loucura aos olhos físicos (materiais) do homem os escritos da Bíblia.
A título de ilustração, tomamos uma passagem que mostra claramente como foi difícil se fazer entender o Apóstolo Paulo, que já estava preso acusado de sedição pelos Judeus, ao tentar explicar e ou justificar a sua conversão a Cristo, um fato acontecido tempo atrás, durante uma viagem sua para Damasco a serviço do Sinédrio de Jerusalém, e Paulo sobre o assunto discorria perante o rei Agripa e comitiva, (vassalo de Roma) ele era o último do clã de Herodes “O grande” (Indumeu-Edomita) a reinar na Judeia. Quando Paulo falava, foi interrompido por Festo Governador da região que estava presente, e chamou-o de louco o que é perfeitamente compreensível, festo um romano não entendia ou aceitava a sua explicação, Pois Paulo naquele momento sob a égide do Espírito Santo dissertava a nível espiritual a respeito do poder do Reino de Deus revelado na pessoa de Cristo, a Palavra diz assim:
---“Seguindo ele (Paulo) estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, uma luz do céu brilhou ao seu redor... e caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, (Paulo) Saulo, porque me persegues?... Ele perguntou: quem és tu Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus a quem persegues.” At 9: 3.4. 5. NT.
- Ao ouvir as palavras de Cristo, Paulo se converteu! E após sua conversão, Jesus exclamou assim:
---“Mas o Senhor disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar Meu nome perante os gentios e reis bem como perante os filhos de Israel... pois Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer por Meu nome”. At. 9: 15. 16 NT.
---“Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em voz alta: Está louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!” At. 26: 24. NT.
- Claro que uma pessoa comum igual a Festo, (sem conhecimento espiritual) não entendeu ou aceitou as explicações de Paulo (Saulo), nascido na cidade de Tarso. Que era um importante um importante Judeu, fariseu, descendente de uma família de Fariseus, doutor das leis e tradições Judaicas, membro proeminente do Sinédrio, discípulo do sábio Gamaliel.
Tomamos Festo como exemplo, mas poderia ser qualquer uma pessoa sem o conhecimento espiritual, ela enquanto for assim jamais irá abraçar as palavras da verdade, porque na sua visão material, as Escrituras Sagradas sempre serão contrárias a tudo que lhes ensinou a frágil e mortal “sabedoria humana,” que se encerra com o fim do tal “sábio”, pois após sua morte, ele não terá como, e nem com quem dialogar para continuar defender suas ideias. Assim diz a Bíblia:
---“E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos” 1. Cr 3:20. NT.
---“Inculcados por sábios tornaram-se loucos” Rm. 1: 22. NT.
---“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles” 1. Co 3: 19. NT.
- Esta decantada “sabedoria” invade a nossa vida desde a mais tenra infância, através dos “valores” materiais, (o poder e o dinheiro podem tudo), então é válido qualquer meio para consegui-los, ou pior ainda é a pratica de valores “espirituais” destorcidos, (filosofias, mitos, fábulas, idolatrias, fantasias ou outras sandices que embota a mente e afeta o tino dos crédulos, “valores” cuja finalidade é afastar o homem de Deus), tais “valores” são inculcados em cada um de nós pela visão dominante das nossas famílias, colegas, revistas, professores, escritores, e ainda mais, pelas bem elaboradas e variadas formas de comunicação, bombardeadas sobre nós a cada instante, através do rádio, jornal, e a televisão, pelos quais, podemos ouvir, ou ler, ou ainda assistir programas, editoriais, reportagens, matérias, novelas ou filmes, que na sua imensa maioria só se presta para ensinar a humanidade a vilipendiar o nome de Deus, pois toda essa gama de “informações” forjadas pelos artífices do mal, levadas ao povo, incute no mesmo a falsa ideia que, uma pessoa qualquer pode fazer tudo o que lhe for apetecível, independentemente de quão possa ser nociva a outrem.
Porque das cogitações, destes “Sábios”, que são puramente materiais, eles próprios depreenderam que a vida eterna não passa de uma Utopia, e assim a existência de Deus que é Espírito e criou o Universo com o Qual eles não possuem a menor afinidade, também é apenas ilusão, e então para os tais, tudo isso não passa de mera invenção de alguns lunáticos. Para estes “doutos sábios”, somente os Alienados e Incultos acreditam em Deus e na vida Eterna:
---“Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; não há lugar para Deus em todas as suas cogitações” Sl. 10: 4. AT.
---“Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros que não sabe quem os levará”. Sl. 39: 6. AT.
---“Pois se vê morre o sábio assim como perecem os tolos e insensatos, deixando a outros suas riquezas”... “pensavam os ímpios que eternas seriam as suas casas, e por gerações sucessivas persistiriam suas moradas; até deram seus próprios nomes ás suas terras”...” Porém o homem, com toda a sua riqueza não persiste, pois como qualquer ser vivo é mortal “... “Este é o seu destino frustrando a sua imensa autoconfiança vivenciando também por todos que os seguem”. Sl. 49: 10. 11. 12. 13. AT.
- Todos os homens tem a certeza Absoluta da existência da morte, mesmo assim continuam na sua loucura, encharcados por “ideias iluminadas”, apesar de saber que a cada dia está mais perto do seu fim achavam-se imortais, por assim pensar, parolaram alguns dos seus grandes expoentes no intuito de fazer prevalecer sobre todas as pessoas o “saber” que lhe era apropriado, enfim citamos apenas alguns destes mentores do mal:
Darwin. Com a teoria da evolução das espécies, (seleção natural) a ainda por cima somos o resultado da evolução dos primatas.
- Ele morreu, mas a sua teoria nefasta nunca foi provada, mas mesmo assim é ensinada nas escolas aos nossos filhos e continua a prestar um desserviço a todo aquele que nela acredita, veja o que diz a Palavra do Criador de todos os vegetais e animais:
---“E disse: produza a terra relva, ervas que deem semente e arvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez”... “Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom”. Gn. 1: 11.21. AT.
- Deus criou a espécie do homem a sua imagem e semelhança, em assim sendo segundo essa tresloucada teoria, Deus, Jesus e o Espirito Santo que estavam juntos no ato da criação, forçosamente teriam que ter a Aparência de um Macaco. Três macacos com incomensuráveis poderes, sendo que ao longo do tempo sua descendência perdeu os poderes e hoje se encontram enjauladas nos Zoológicos, circos, ou em laboratórios para experiências científicas:
---“Também disse Deus: Façamos o homem (e não um macaco) á nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Gn. 1: 26. AT.
- Nietzsche. Que em seus “célebres” escritos, procurava Deus com uma lanterna ao meio dia, perguntado se Ele estava morto, se havia viajado, ou estava de férias, passou à vida em busca de uma miragem chamada super-homem, criado em seus delírios, sem encontra-lo. Morreu louco!
- Marx, Hegel, e Imanuel Kant. Chegaram a “sapientíssima” conclusão que: (A religião é o ópio do povo).
- Teorias nefastas urdidas por eles, e através desses ensinamentos absurdos, e depois da conturbada gestação de tais pensamentos, resultaram em (assassinatos, terrorismo, torturas, perseguições, revoluções e todo tipo de violência contra o homem e contra Deus), e assim desembocou nas duas formas mais perversas de “governar”: O Comunismo e o Nazismo. Ambos foram implantados, pelas mentes abjetas, diabólicas, e deformadas dos seus seguidores mais “brilhantes”:
- Hitler. Mussolini, Stálin, etc.
---“E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, Ele os entregou a um sentimento pervertido, para fazerem coisas que não deviam”. Rm. 1: 28 NT.
- Hitler: A supremacia do homem branco (o Ariano). Trocou a Bíblia Sagrada pelo livro (mein kampf), escrito por ele, inspirado pelo satanás enquanto estava na prisão.
- Dos outros milhões de “bons arianos” citamos apenas três:
- Josef Mengele. O (Anjo da Morte) um assassino “cientista” um antropólogo asqueroso, que fazia as experiências abomináveis com seres humanos vivos que estavam nas prisões.
- Heinrich Himmler: Entre suas habilidades. Comandante da SS e da Gestapo. Responsável pela criação dos mais de 40 campos de concentração na Europa, prisão e morte de milhões de pessoas entre elas Alemães. Mentor e executor dos projetos dos campos de extermínio, dos fornos crematórios de pessoas vivas: Treblinka, Auschwitz, Dachau, Birkenau, Sobibor etc..
- Adolf Eichmann: Um assassino; executor da (Solução Final) matar todos inimigos do Nazismo. Antes de mata-los aparava-os dos seus filhos, roubava-lhes os pertences, raspava-lhes os cabelos, e retirava-lhes os dentes de ouro ou as obturações de ouro ou prata, para os cofres da maquina da morte, de uma besta “humana” Um austríaco demente chamado Hitler.
- Lênin. Stalin: O comunismo (“domínio” da classe trabalhadora). Onde um trabalhador só tinha o direito de adquirir aquilo que lhe era estipulado pelas “autoridades” do partido, para comprar um ovo enfrentava longas filas, pois era comum a falta de alimentos, Ele Josef Stalin (tio Jô, como chamava o presidente Roosevelt). O tal tio Jô e seus asseclas que aplicaram suas teorias matando milhões de pessoas na Rússia e em outros países do leste e centro da Europa.
- Estes excelentes discípulos do satanás travestidos de homens, baseados nas fantasias (delírios) criadas pela “inteligência” maléfica de seus gurus, aplicaram estas teorias nefandas em seus sistemas de governo, e assassinaram a “insignificância” de mais de cem milhões de seres humanos, entre eles contabilizamos “somente” mais de seis milhões de Judeus, preço pago por esse povo graças à fabricação de um arquétipo do judeu. (Um usurário e deicida!) enquadrado entre outras superstições a do (libelo de sangue), “heresias” inventadas pela mente satânica e o fanatismo religioso arraigado no baixo clero da igreja Católica, pregado ao povo por séculos e séculos afora, resultou no surgimento dos “santos” Loiola (o papa negro), Torquemada, Vicente de Ferrer, entre outros celerados que criaram ou se fizeram presentes entre os membros da mal fadada companhia de Jesus (jesuítas) ou num instituto amoral chamado a “santa inquisição”, eles ao agir assim, também não acreditavam ou não aceitavam o que está escrito na Bíblia: Que os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. (os Judeus) foram eleitos por Deus como um povo especial do qual iria nascer Jesus:
---“Porque sois povo santo (separado) ao Senhor, vosso Deus, e o Senhor vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para serdes seu povo próprio” Dt. 14: 2. AT.
- Escrito por Moisés 1451 anos antes do nascimento de Jesus, sendo o baixo clero da época composto de homens naturais (sem conhecimento espiritual), agiram assim, transferindo as suas maldades e frustações para o populacho europeu cego, ignorante, e supersticioso, eles, foram os responsáveis pela morte de milhares de Judeus na Europa e no Oriente Médio. Os papas encastelados em Roma criaram as cruzadas para a retomada de Jerusalém que estava nas mãos dos Árabes! Da mesma Roma, de onde séculos antes partiram os exércitos para matar e escravizar milhões de Judeus, e destruir o Templo de Jerusalém, da Europa comandadas por “nobres” partiram as malditas cruzadas, Por onde elas passaram deixaram um rastro de destruição e morte em nome do seu “deus”, um “deus” perverso e desumano, que perdoava todos os crimes cometidos em seu nome por esses cruzados assassinos, esse “deus” não passava de um monstro, engendrado e concebido nas mentes deformadas, abjetas e satânicas dos seus inventores, um “deus” que em nada se assemelha aos exemplos deixados por Jesus, retratados nas paginas da Bíblia:
---“Eu sou o bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” Jo. 10: 11 NT.
---“Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar tua capa, deixa-o também levar a túnica” Lc. 6: 29. NT.
- Ao ser crucificado pelos romanos, a beira da morte ainda falou assim Jesus:
---“Contudo Jesus dizia: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então,repartindo as vestes dele, lançaram sortes”. Lc. 23: 34. NT.
- E assim continua a Palavra a respeito do homem natural (material)
---”Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não podem entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” 1 Co 2: 14. NT.
---“porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso, indesculpáveis” Rm. 1: 20. NT.
- Sendo assim na mente do “sábio,” um alguém, quem quer que seja, jamais irá prestar contas dos seus atos a Deus, e ele está redondamente enganado a Palavra diz assim:
---“O Senhor reina perpetuamente: já preparou seu Tribunal pra julgar” Sl. 9: 7. AT.
---“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”. Ap. 20: 12. NT.
- Seguindo este pseudo-sábio, a pessoa é enredada por uma teia de mentiras, investe seu potencial (um dom dado por Deus) somente na sua vida física. O que é um grande desastre! Esquecem-se de que a nossa vida aqui na Terra Tem Prazo de Validade Determinado. Quantos anos alguém Viverá? Ninguém! Mas ninguém sabe mesmo!
---“dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim, e qual a soma dos meus dias; para que eu reconheça a minha fragilidade” Sl. 39: 4. AT.
- Porque se conhecesse o tempo de sua vida, um homem dominado pelo mal sabendo até quando iria viver, a cada dia ficaria pior, enquanto o homem bom estaria a mercê dele e sofreria ainda mais em razão do seu temperamento pacífico. Nesse caso o nosso mundo ficaria completamente desequilibrado por prevalecer o mal.
- Quando falamos em beber a água diretamente da fonte, (na Bíblia) é asseverar que qualquer pessoa não necessita da intermediação de ninguém para ter acesso à palavra de Deus, porque homem algum tem poder para lhe colocar em contato com Deus, porquanto muito embora a Bíblia tenha sido escrita por várias pessoas, todas elas foram chamadas por Deus e algumas já haviam sido escolhidas até antes da sua concepção.
---“Antes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísse da madre te consagrei, e te constitui, profeta às nações” Jr. 1:5. AT.
- Jeremias já fora escolhido por Deus antes de ser gerado por seus pais. (629 anos antes de Cristo) neste ano, 2014 completa 2643 anos que essa passagem foi escrita e jamais contestada.
- E ao ser convocado por Deus, Jeremias não querendo ser Profeta argumentou que era imaturo, mas mesmo assim a sua como escolha como profeta foi consumada.
--- ”Mas o Senhor (Deus) me Disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos que te enviar irás; e tudo quanto Eu te mandar Falarás” Jr. 1:7. AT.
---“Depois estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras”. Jr. 1: 9. AT.
- E às vezes, mesmo contra sua vontade, saíram para revelar aquilo que lhe era ordenado, divulgar as mensagens formuladas pelo próprio Deus. Jonas foi escolhido por Deus para divulgar a destruição de Nínive, por temer a reação do povo que era inimigo de Israel tentou fugir para não cumprir sua missão, mas não adiantou.
---“Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: ... Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque sua malícia subiu até mim....Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Tarsis; (Espanha) e, tendo descido para Jope (Jafo) achou um navio que ia para Tarsis; pagou, pois, sua passagem e embarcou nele, para ir com eles a Tarsis, para longe da presença do Senhor”. Jn. 1: 1.2.3. AT.
- Mas Jonas foi trazido de volta, depois do naufrágio do navio no qual fugira.
---“Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo:...Dispõe-te, vai a cidade de Nínive e proclama a mensagem que eu te digo.... Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: AINDA QUARENTA DIAS Nínive será subvertida. Jn. 3: 1. 2. 4. AT.
- As mensagens, na maioria das vezes não eram agradáveis aos ouvidos povo, dos governantes, e dos falsos profetas, pois condenava seus erros:
---“Dir-lhe-ás: Esta é a nação que não atende a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita a disciplina, já pereceu, a verdade foi eliminada da sua boca”. Jr. 7: 28. AT.
- Palavras que pela sua dureza colocava em risco a vida do arauto.
---“Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram a mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo dizendo: Serás morto”. Jr. 26: 8. AT.
- Pois a Bíblia como um todo, se constitui num conjunto de livros, cuja parte mais importante é de Caráter eminentemente espiritual, portanto o seu entendimento independe do conhecimento secular, (laico), pois a revelação (não interpretação como dizem alguns) pode ser feita para qualquer pessoa segundo o beneplácito do Seu Autor (DEUS) e somente através do Espírito Santo, caso contrário uma pessoa (simples) sem grande escolaridade estava fadada a ficar a margem daquilo que Deus prometeu a todos. A Salvação:
---“A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples” Sl 119: 130. AT.
- Escreveu-se o texto acima a respeito do acesso (Entendimento) da Palavra (A Bíblia), porque este artigo é feito para pessoas convertidas ou não, e é exposto também para outras pessoas de todos os tipos de convicções religiosas.
Portanto, antes de entrarmos no assunto propriamente dito: (O Ser Humano Completo)! Foi necessário trazer este tipo de informação a guisa de esclarecimento.
- Falamos sobre isto, (o ser humano completo) porque é imperativo vir a lume um assunto que envolve Espírito, Alma e Corpo. E trata-se de um tema hoje quase esquecido, mas de vital importância para a vida do Homem, em suas esferas Física e Espiritual. E assim para maior aprofundamento sobre o assunto, continuamos com os ensinamentos de Jesus (O Evangelho) para que possamos entender as funções destes importantes elementos inerentes ao Ser Humano.
- O acesso ao Reino de DEUS! Envolve Espírito, Alma e Corpo. É o Tema central do Evangelho (Boas Novas) trazido e revelado por JESUS, quando esteve entre os Homens aqui na Terra, e, foi objeto de destaque em todas as SUAS pregações:
---“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas Sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” Mt. 9: 35. NT.
- E estando Jesus em certa ocasião ensinando seus discípulos, (mais tarde Apóstolos), a respeito do Reino, sabendo Ele que no momento ainda estavam preocupados com coisas materiais, pois tinham abandonado suas antigas profissões, e não recebiam pagamentos por acompanhar Jesus, Ele então falou alertando-os sobre as suas ansiedades em relação às coisas básicas do dia a dia do ser humano comum, que não servem para alcançar o Reino, então a eles se reportou assim conforme atestam as Escrituras Sagradas:
---“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso eu vos advirto: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto o que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir”. Lc. 12: 22. NT.
---“Porque a vida (Eterna) é mais que o alimento, e o corpo e mais que as vestes!” Lc. 12:23. NT.
---“Qual de Vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (44,4 centímetros, ou seja, mais tempo) ao curso de sua vida (física)?” Lc. 12: 25. NT.
---“Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações”. Lc. 12: 29. NT.
---“Porque os gentios (pessoas ou povos que não faziam parte da Aliança) de todo o mundo é quem procuram estas coisas; mas vosso Pai (Deus) sabe que necessitas delas” Lc. 12: 30. NT.
---“Buscai antes o SEU Reino e estas coisas vos serão acrescentadas” Lc. 12: 31. NT.
- E assim, dessa forma JESUS afirmou que, se o homem buscar primeiro o Reino (comunhão) com DEUS, o que só pode ser feito pelo espírito, os bens materiais serão disponibilizados a ele no decorrer de sua vida, fazendo com que não passe necessidades. Mas, a verdadeira comunhão entre o homem e DEUS que foi pregada por JESUS, passou a ser minorada após a Sua Ressureição a Ascenção aos céus:
---“Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado aos céus” Lc. 24: 51. NT.
- A Autoridade e a força espiritual (Fé) ao Pai emanada por Jesus na pregação do Evangelho era indiscutível:
__ “Jesus, Aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda Autoridade me foi dada no Céu e na Terra” Mt. 28: 26. NT.
- E o poder da pregação continuou a diminuir após a morte dos Apóstolos que conviveram com Jesus, e apesar dos seus ensinamentos, às vezes eles ainda não estavam aptos a entender suas mensagens, o que só feito mais tarde após Sua morte.
---“Eles, porém não entendiam isto, e foi-lhes encoberto para que não compreendessem, mas temiam interroga-lo a esse respeito” Lc. 9: 45. NT.
- Eles aguardavam a iminente vinda do Reino de DEUS (físico) a Terra, pois sonhavam com a libertação de Israel do jugo Romano:
---“Ora nós esperávamos que fosse Ele (Jesus) quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, (Sua morte) é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam” Lc. 24. 21. NT.
- A libertação física e a vinda do Reino de Deus naturalmente não aconteceram, pois o próprio Jesus quando interrogado por eles sobre estes acontecimentos, disse-lhes que só o Pai tinha a resposta:
---“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, senão o Pai” Mt. 24: 36. NT.
- E então depois da morte do último Apóstolo, Paulo, (que não conviveu com Jesus) mas que a sua revelia foi escolhido por JESUS para servi-lo, fato acontecido quando numa viagem a Damasco a fim de cumprir as ordens do Sumo Sacerdote que visava sufocar o crescimento da Igreja de Cristo.
- Depois deste evento onde só ele ouviu a voz de Jesus, Paulo foi escolhido para levar o Evangelho aos gentios (não judeus), com o passar do tempo o ímpeto das antigas pregações foi arrefecendo, (Ausência dos milagres que aconteciam na época de Jesus e seus Apóstolos) e ainda por falta de fervor nos sucessores que surgiram após a morte dos Apóstolos, a força da pregação atingiu seu ponto mais baixo quando o Imperador Constantino atribuiu a CRISTO sua vitória, numa batalha sobre seus inimigos conduzidos por Maxênio, às portas de Roma. Como reconhecimento do milagre o Imperador Constantino se converteu e transformou o Cristianismo na Religião Imperial, e para não desagradar os povos que cultuavam outros “deuses” que em verdade não passavam de ídolos, o Clero de Roma incorporou ao cristianismo muitos elementos e ritos de origem pagã advindos da multiplicidade de religiões praticadas, pelo os povos que foram conquistados pelos Romanos, cujo Império abarcava quase todo o mundo conhecido daquela época, portanto o Cristianismo antes uma religião proscrita, pois era considerada uma seita, perseguida pelo governo de Roma e pelos Judeus, foi transformada num passe de mágica para a religião Católica (universal), que durante muitos séculos, fala de SALVAÇÃO, sem, entretanto dar o devido valor ao um assunto deveras importante, que visa demonstrar a existência e a diferença entre Alma e Espírito, e, por falta do conhecimento correto, a Alma muita das vezes é confundida com a própria pessoa humana, o corpo ou o Espírito.
- E assim sendo ainda hoje as pessoas abordam o tema apenas superficialmente, sem se aprofundarem no conhecimento das Escrituras, por essa razão é que no entendimento popular, os seres humanos são dotados tão somente de Espírito e Corpo:
-- O Espírito! É a parte interior invisível e individual que existe em cada um de nós, mesmo sem poder toca-lo ou enxerga-lo, temos conhecimento da sua existência, cuja criação é atribuída somente a DEUS, e assim sendo, por sua condição singular é impossível definirmos a sua essência.
-- O Corpo! Este sim de fácil entendimento, pois é a parte exterior do ser humano vista ou sentida por todos, e é formado por pele, ossos músculos, sangue, nervos, etc. E dentre as suas funções, a mais importante é a que garante a continuidade da raça humana, o que Só é possível através da participação dos próprios humanos. Uma pessoa conhecedora somente destes dois elementos na composição do homem está ancorada numa linha de raciocínio completamente errada, ou seja, trata-se de um conceito meramente humano, e, portanto sem o devido amparo da Palavra de Deus, desse modo é falho, e como tal, não tem a menor serventia para um estudo cuja finalidade é o crescimento espiritual das pessoas, que foi disponibilizado por DEUS a cada um de nós, até porque, somente após o desenvolvimento espiritual é que será aberta a Porta que possibilita a nossa perfeita comunhão com DEUS, e este ato de comunhão não nos permitirá apenas a salvação, mas também o acesso às riquezas físicas e matérias contidas em SUAS promessas para cada pessoa, mas tais promessas não serão alcançadas, dada a falta do crescimento espiritual, pois é através do progresso espiritual, encontramos a via que nos permite uma completa comunhão com DEUS, e por consequência a tomar posse da verdadeira felicidade. A felicidade do homem é a ausência de sofrimentos na Vida Física, e uma Vida Eterna venturosa na presença de Deus após a morte. Levar a humanidade à felicidade (salvação). Foi à única razão da vinda de JESUS como homem entre nós, numa demonstração inconteste do SEU amor pela humanidade.
- Para afirmar o que falamos; eis o que diz a Bíblia a respeito da composição do ser humano, através do Apóstolo Paulo em sua primeira carta [Epístola] á Igreja formada pelos habitantes de Tessalônlica. (capital da província romana da Macedônia, importante porto no mar Egeu que servia para o tráfego comercial, entre Roma e a Ásia menor). (Atual Salônica) Ele disse:
---“O mesmo DEUS da paz vos santifique em tudo; e o vosso Espírito, Alma e Corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO”. 1ª Ts: 5.23 NT.
- Aqui, nesta passagem fica demonstrada claramente a composição de um ser humano, em Corpo, Alma e Espírito, caso contrário o Apóstolo Paulo teria falado apenas da santificação do Corpo e do Espírito, portanto seria uma santificação parcial, mas na sua carta endereçada á aquela Igreja Ele exortava a santificação completa das pessoas, ou seja, atingindo Espírito, Alma e Corpo. Essa abordagem do Apóstolo servirá de parâmetro para o nosso estudo. Mas, na busca dessa verdade, é imprescindível que voltemos para o inicio de tudo, onde o poder de DEUS é revelado no livro de Gênese através das obras da Criação.
---“No princípio criou DEUS os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o espírito de DEUS pairava sobre a face das águas”. Gen. 1: 1 AT.
- E DEUS continuou com suas obras estruturantes do nosso planeta, ao finda-las, e para coroar o seu trabalho, formou o ser Humano, com o material criado por ELE já existente, a saber: a própria terra.
---“Formou o SENHOR DEUS o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente” Gn 2: 7 AT.
- Na criação da parte física do homem, DEUS usou os minerais que estavam no solo que ELE havia criado anteriormente, (formou O SENHOR DEUS o homem do pó da terra) e dentre muitos minerais existentes no pó (terra) que são encontrados num corpo humano, citamos alguns: Zinco, ferro, fósforo, ouro, uranio etc. E ao reagirem esses e outros minerais as ordens de DEUS combinaram-se, foram transformados em células, moléculas, tecidos, pele, sangue, carne, músculos, nervos etc. Segundo a vontade de DEUS, um corpo é criado com as suas propriedades e características física única em cada pessoa, (DNA físico), portanto o homem na forma que vemos hoje estava pronto para a vida, mas inerte, e DEUS na sua infinita sabedoria e poder partiu para a criação da parte mais importante do ser humano, que veio da SUA essência o Espírito. (E soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, [o DNA espiritual] e o homem tornou-se alma vivente). Pelo contato do espírito vivo com o corpo inerte surgiu à alma, então, o homem como quem desperta de um sono tomou posse da vida, nesse momento DEUS colocou em marcha toda a história da humanidade, da qual que queiramos ou não concordemos ou não, fazemos parte, pois o primeiro Homem nasceu completo assim como completas são todas as obras de DEUS, pois não foi e não é necessária qualquer evolução física para chegar aonde chegamos, mas existem entre nós, alguns “Iluminados e Doutos”, que do alto da sua “imensa sabedoria” afirmam que: Descendemos dos primatas, o que seria trágico se não fosse cômico, ver um gorila chamando papai, mamãe, e ao olhar para um chimpanzé a trata-lo de primo. Ou uma guariba ajoelhada fazendo uma oração! Para Quem? Não sabemos! E então se assim fosse, todos os primatas seriam obrigatoriamente dotados de uma Alma, e dela faria parte os seguintes elementos inerentes às almas dos seres humanos:
a) Faculdade volitiva: [Livre-arbítrio] agir segundo a sua vontade, e não por instinto.
b) Faculdade intelectual: (capacidade de raciocínio e aprendizagem em todos os sentidos)
c) Faculdade Emotiva: (emoções das afeições do amor e dos sentimentos).
- E além da Alma desse primata, também um Espirito com as seguintes propriedades:
a) Consciência: (Poder de avaliar o que é certo ou errado sem influência externa).
b) Intuição: (órgão sensitivo exclusivo dos humanos)
c) Comunhão: (O poder de louvar, adorar e comungar com Deus e viver eternamente, Direito dos seres humanos e não dos animais).
- Na epístola endereçada aos Hebreus a divisão entre Espírito, Alma e Corpo, fica ainda mais claro quando fala do poder e da eficácia da palavra de DEUS, ao ponto de separar a Alma do Espírito, ambos invisíveis, capaz também de apartar juntas e medulas que são encontradas do corpo humano.
---“Porque a palavra de DEUS é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir Alma e Espírito, juntas e medulas, é apta para discernir os pensamento e propósitos do coração” Hb 4: 12 NT.
- No princípio! Após a criação dos céus e da terra e de tudo que neles existe, havia uma perfeita harmonia (comunhão) entre o Homem e DEUS, entre Espírito a Alma e o Corpo, entre o Homem a Mulher, os animais, e toda a natureza, pois os humanos assim como todos os animais se alimentavam de vegetais de forma natural, não havia competição na busca dos alimentos para se alimentar, pois os vegetais que DEUS indicou como seus mantimentos existiam em grande quantidade o suficiente e a disposição de todos os seres vivos, nem os homens ou os animais, necessitavam matar uns aos outros para sua sobrevivência, porque ambos ainda não se alimentavam de cadáveres como fazemos hoje. Assim ordenou DEUS ao primeiro casal, Adão e Eva, e esta ordem foi estendida á toda a vida animal que havia vida na Terra:
---“E disse DEUS ainda: Eis que vos tenho dado todas às ervas que dão semente e se acham na superfície da terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. ”...” E a todos os animais da terra para as aves dos céus e a todos os répteis da terra em que há fôlego de vida, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez”. Gn 1: 29 AT.
- Em seu primeiro estágio o homem aqui na Terra, mantinha um relacionamento natural com DEUS, com os animais e com a natureza, pois a maldade ainda não havia se estabelecido em nosso Planeta, para aquele homem não havia a distinção entre o bem e o mal, tudo era harmônico e natural e ele vivia na mais completa inocência, a morte não o assustava como faz com a humanidade hoje, pois até então, homem algum havia passado pela morte.
Antes que houvesse vida humana na Terra aconteceu um conflito nos céus, pois um dos seres mais importantes na região celestial, um Querubim (uma importante categoria de anjo) que DEUS havia criado, assistia a Deus e cumpria as suas ordens, mas pelo seu próprio desejo mudou seu comportamento para com Deus seu criador, pôde fazer isso porque todos os seres celestiais assim como os homens, foram criados com direito de escolha (livre arbítrio) (vontade própria), em dado momento da sua existência por causa da sua Beleza e Inteligência, o querubim Lúcifer foi dominado pelo orgulho e inveja achando-se tão importante que quis se igualar a DEUS, e por isso Foi Punido:
---“Tu eras Querubim da guarda ungido e te estabeleci; estavas no monte de Deus e andavas entre as pedras afogueadas, perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”... “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeu-se a tua sabedoria por causa do teu resplendor. Por terra te lancei diante dos reis te pus para que te contemplem”. Ez. 28: 14.15.17.
- Dominado pela arrogância, Lúcifer não se conformava com a sua posição dentro da hierarquia celestial.
---“De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmo a condenação”. Rm. 13: 2. NT.
---“É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência”. Rm. 13: 5. NT.
- E também por não fazer parte do Conselho Supremo dos Céus, composto pelo o PAI o filho JESUS (Verbo) que em espírito, que já havia sido gerado e não criado, como os demais seres, pois somente Ele estava junto ao PAI na criação do mundo, e Ele é a segunda causa do Universo e mais tarde viria a terra em forma humana. E o ESPIRITO SANTO, que na fundação do mundo pairava sobre as águas e viria a nós como o CONSOLADOR depois da ressureição e Ascenção de JESUS para junto do PAI.
- AO se rebelar contra DEUS, esse Querubim Lúcifer perdeu o direito de permanecer na presença DELE, sendo um ser espiritual, mas com poder de assumir qualquer forma física, foi expulso juntamente com os anjos que o apoiavam, e se estabeleceram aqui na terra para disseminar mal, o que só foi possível após a queda (pecado) de Adão e sua mulher Eva, e assim passou a sua maldade permear a partir daí todas as gerações da humanidade através das nossas famílias.
Conselho celestial:
DEUS: Criador dos céus e da Terra e tudo que neles existe. Gn 1:1
ESPÍRITO SANTO: E o ESPÍRÍTO de DEUS pairava sobre as águas. Gn 1:2
JESUS CRISTO: Gerado por Deus (não criado) e é falado dessa forma:
- “Quem há de declarar a SUA geração? Pois ninguém conhece o PAI, senão o FILHO, também por outro lado, ninguém pode conhecer plenamente o FILHO, senão somente o PAI, por quem foi gerado. Pois quem, senão o PAI compreende plenamente aquela LUZ que existia antes do Mundo. AQUELA sabedoria intelectual e substancial, e AQUELA palavra viva que no princípio estava com o PAI, antes de toda a criação e de qualquer produção Visível ou Invisível, a primeira e Única Geração de DEUS o PRÍNCIPE e líder da hoste celestial espiritual imortal, o ANJO do grande conselho o agente para executar a vontade secreta do Pai, criador de todas as coisas com o pai, a segunda causa do Universo após o PAI”.
- Enquanto durou essa harmonia, o homem desfrutou de uma profunda intimidade com DEUS ao ponto de falar diretamente com ELE, pois prevalecia no homem o poder do seu espirito, a alma e o corpo seguiam as inclinações dele sem qualquer divergência, o homem recém-criado e sua mulher viviam como que e um paraíso no qual havia toda a sorte de arvores frutífera para o seu sustento, DEUS então os ordenou que se alimentassem do fruto de todas as árvores, inclusive da árvore da vida, exceto o fruto da árvore que lhes revelaria a existência do bem e do mal.
---“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De todas as árvores do jardim comerás livremente, mas de árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres certamente morrerás”. Gn 2: 16.17. AT.
- Mas Lúcifer que já havia sido expulso da presença de Deus, estando aqui na terra, através da mentira destorceu a ordem de Deus e induziu a mulher a pecar falando desse modo:
---“Porque Deus sabe que no dia que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 1 Cr 21:1 NT.
- E ele Lúcifer através do engodo levou o casal, os nossos primeiros pais a pecar, foram rebeldes, desobedecerem à ordem de Deus foram punidos e afastados da comunhão com Ele, o pecado foi à razão para que o satanás (lúcifer) (diabo) pudesse ter o domínio sobre o homem e sua descendência, para trazer sobre nós e nossas gerações todos os males possíveis e imagináveis, como adverte os mensageiros de Deus ao falar assim: (O diabo veio para matar, roubar e destruir)! De outra forma, como poderemos explicar a presença de tanta dor e sofrimento na vida dos homens. Sabe-se que Deus é: Amor, Bondade e Misericórdia.
- Jesus numa contenda com os Fariseus (seita judaica) classificou Lúcifer (diabo) dessa maneira:
---“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfaze-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Porque quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” Jo 8: 44. NT.
- O pecado levou o homem a cair como já foi dito, Lúcifer e seus anjos caídos (demônios) assumiram o controle do planeta, houve um desequilíbrio fazendo com que o mal atingisse a terra em todas as áreas e assim que o casal tomou conhecimento da existência do mal, perdeu o estado de inocência tomou ciência de toda influência que o mal exerceria não só na vida humana, mas em todo o universo, e além de tudo isso ainda causaria dois tipos de mortes, a morte física (o homem voltaria ao pó) e a morte espiritual, (a separação de Deus do nosso espirito, é como se tivéssemos morrido para Ele), e assim dentro do ser humano começou a ser travada uma luta surda e invisível, sem trégua, entre o espírito que busca em Deus a vida eterna e a carne (o corpo) que é dominado pelos desejos humanos e nos arrasta para tudo o que é contrário às coisas de Deus, e no meio dessa luta encontra-se a alma que age como o fiel de uma balança que pende para o lado que tem o maior poder de influência, neste caso, se o espirito ou a carne.
- Assim como Lúcifer foi expulso dos céus pelo seu orgulho e arrogância, pelo erro o homem foi expulso do paraíso, que Deus o havia presenteado, e também o impediu de retornar ao jardim, pois a essa altura já sabia da existência da árvore da vida, e que através dela poderia viver eternamente o que seria um desastre para a humanidade. Já pensaram se pessoas com Hitler, Atila, Gengis Khan, Lênin, Stalin, Nero e outros tantos genocidas que pelas maldades praticadas, seus espíritos serão condenados a vagar pelas escuridões eternas, vivessem para sempre?
- Mas para que possamos trabalhar o nosso Ser como um todo em busca da comunhão com Deus, torna-se necessário que saibamos a esfera de atuação dos elementos que agem sobre nós composto por: Espírito, Alma e Corpo.
Nota do Editor.
- AT. Antigo testamento.
- NT. Novo Testamento.
- B.h. Bíblia Hebráica.
- hb.t. Hebraico. Transliterado.
- No hebraico! Escreve-se da direita para a esquerda, não existe letra minúscula, nem vogal, o que representam as letras são símbolos quadráticos, e os sinais massorético as vogais, daí a necessidade de transliterar, [trocar símbolos por letras] para que possamos traduzir, e entender.
H. Sublinhado pronuncia-se como rr de carro.
O presente artigo não tem qualquer pretensão acadêmica! Mas, tão somente, levar para o conhecimento e reflexão das pessoas, Trechos da Bíblia Sagrada.
Produção do Pr. e Teólogo José Francisco Aranha.
Presidente da Associação de Ministros do Evangelho do Maranhão. AME
Membro do Conselho Nacional dos Teólogos.
Membro da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB- MA.
Capelão da UNIPAS. Nº 9414
Email.pastoraranha@hotmail.com
Facebook: Franciscoaranha
Blog: francisco-aranha.blogspot.com.br
Referências:
ALMEIDA, João Ferreira de (tradutor). Bíblia Sagrada. Antigo e novo Testamento. Sociedade Bíblica do Brasil.
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006. 1728p.
Bíblia de referência Thompson: com versículos em cadeia temática; Antigo e Novo Testamento \ compilado e redigido por Frank Charles Thompson; tradução de João Ferreira de Almeida---São Paulo: Editora Vida, 2010.
BENTES João (tradutor). O novo dicionário da Bíblia. Edições Vida Nova. 2ª. Ed. São Paulo. 1995.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. Casa publicadora das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro
CESARÉIA. Eusébio. História Eclesiástica. 1ª Ed.- Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2000.
DOUGLAS. J.D. (Organizador). O Novo dicionário da Bíblia. Ed. Edições vida nova. 1995. São Paulo.
FERNANDES, Francisco. LUFT, Pedro e GUIMARÃES, F. Marques Celso. Dicionário Brasileiro Globo. Ed. Globo. 2003. São Paulo
GORODOVITS, David e FRIDLIN, Jairo. Bíblia Hebraica. Ed. E Livraria Sêfer Ltda.2006. São Paulo.
WATCHMAN NEE. O homem espiritual. Traduzido da versão inglesa do original chinês. The Spiritual Man. tradução de Délcio O. Meireles. Ed. Parousia. Belo Horizonte, MG. 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário