Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A BÍBLIA ATRAVÉS DOS TEMPOS


G-1
No principio, ao criar Deus os céus e a Terra Gn. 1.1.

No primeiro capítulo de Gênesis (BERESHIT) hb. Em seu primeiro versículo é apresentado para o mundo através da Bíblia Sagrada, DEUS, o criador dos Céus e da Terra e de tudo aquilo que neles existem, ou seja, é SENHOR e SOBERANO sobre todas as coisas, ELE ao criar o mundo, pelo seu próprio poder demonstra claramente que não têm concorrentes ou adversários, pois ELE não é um ser mitológico, É DEUS, que não participava de guerras, batalhas ou lutas pelo poder, para que no caso de sair vencedor, então poderia criar os céus e a terra, ELE não tinha companheiros de aventuras, ou se deleitava nos prazeres humanos, não possuía consortes para que através delas fossem gerados muitos filhos, o DEUS que A Bíblia apresenta, é o único e verdadeiro DEUS, e não foi gerado por alguém, criado ou inventado por religiosos, teólogos, doutores, adivinhos, filósofos, poetas, magos, videntes, feiticeiros, profetisas, escribas ou astrólogos, o DEUS que nos reportamos existe desde sempre, não adoece, não envelhece, não morre, não sofre modificação com o passar do tempo, pois foi DEUS quem criou o tempo, portanto o tempo está sujeito ao seu CRIADOR.
Com a finalidade de corroborar o acima exposto, buscamos conhecer em outros povos informações a respeito da criação do Universo segundo as suas concepções, para tanto, estaremos mostrando em outra oportunidade, passo a passo o desenrolar do projeto de Deus, cuja coroação é a formação do ser Humano, para quem foram feitas todas as coisas e colocadas para sua administração.
As Mitologias dos povos, que ora apresentamos não tem por objetivo fazer qualquer tipo de comparação com a BÍBLIA SAGRADA, o termo mitologia é assim definido pelo dicionário brasileiro globo através dos seguintes autores: Francisco Fernandes. Celso Pedro Luft. F. Marques Guimarães.
“MITOLOGIA, s.f., História das divindades do paganismo; ciência dos mitos; conjunto de fábulas; explicação dos mitos”.
Portanto como foi dito acima fica realmente, impossível, comparar as mitologias com este conjunto de livros Que foram escritos por muitos autores escolhidos por DEUS ao longo de centenas de anos Chamado: BIBLIA. Este nome é assim definido no Novo Dicionário da Bíblia, edição em um volume Tradução de João Bentes. Bíblia: “Vocabulário derivado por meio do latim e proveniente do termo Grego Bíblia (livros), indica aqueles livros que são reconhecidos como canônicos para a Igreja Cristã” Tal definição por si só é suficiente para o bom entendimento.
Na mitologia dos Escandinavos. “A criação e o fim do mundo foi relatado num poema chamado ‘VOLUSPA” cuja autoria é desconhecida, este poema ficou conhecido mais tarde como "as profecias ou a visão da vala” “vidente, profetisa” tal poema foi escrito supostamente, 1000 anos D.C, segundo o relato nele contido, o mundo tem início a partir de um abismo primordial, ou seja, um incomensurável buraco negro e vazio chamado "GINUNGAGAP" nesse vazio desprovido de terra, mar, ar ou luz, sem forma, cor ou vida, surgiram duas regiões distintas e separadas, ao sul um reino de fogo, e ao norte o outro reino, que era dominado pelo frio e a escuridão, repleto de camadas de gelo, sempre envoltas pela neblina e assoladas por tempestades de neve.
O poema não esclarece como surgiram os reinos, do norte e do sul, o gelo, neblina tempestades, e outros fenômenos, também não apresenta um criador, para que através do qual todos esses eventos fossem proporcionados, também não sabemos de que modo estas informação chegaram a “vala” vidente e profetisa.
Na Mitologia dos Gregos. Existia o caos uma divindade rudimentar, que vivia sozinha em um completo vazio, uma escuridão disforme o nada, o caos, caos cansou de viver sozinho então ocorreu à ideia de criar o mundo, gerou gaia a deusa terra cheia de força e de vida cresceu e se alargou envolvendo imensas extensões tornando-se a base do mundo. Gaia gerou a noite e a noite gerou o dia, o céu as montanhas e o mar.
Fica impossível entender, como uma entidade rudimentar, ou seja, atrasada, que vivia sozinha gerou gaia, que gerou a noite e a própria noite não sabemos como gerou o dia e o dia deu prosseguimento ao restante da criação.
 Na mitologia Egípcia. 1
Segundo essa mitologia o princípio do universo e a formação de deus que não se fez do nada, e sim auto criou seus aspectos, os aspectos de deus, que se chama Neteru, mas no singular masculino, é neter e no feminino, Netert. Aterra foi criada a partir de um líquido infinito, cósmico, chamado (nun) sendo que ele, é um ser subjetivo, quando esse líquido se auto cria e torna-se real, num é transformado em atun, como um ser real, atun criou a massa universal que deu origem a uma explosão que foi pré-planejada.
Ora se esse deus tem o nome de Neteru, como se explica que Neteru no singular masculino se transforma em Neter e no feminino muda o nome Nertet, logo em seguida neter e netert, se transforma em atun um ser subjetivo, sendo que, nem neter, nem nertet, nem neteru, criaram nada, então quem criou a terra foi um líquido infinito cujo nome é nun este ser subjetivo criador da terra que ao se tornar real e muda o seu nome para atun. Que cria o universo é difícil entender todas estas mudanças de nomes, e que ocorre juntamente com o status de cada ser.
Na mitologia Egípcia 2
Antes que existisse, o ar, a terra ou mesmo o céu havia somente agua, turbulenta e borbulhante do Nilo surgiu então o monte da criação e do monte surgiu RA o primeiro deus que se transformou no deus sol e em comunhão com a sua própria sombra gerou uma filha Tefnut, e shu, se transformou no ar, geb e nut seus descendentes, transformaram-se na terra e no céu.
A princípio notam-se duas ou mais origem para a criação do mundo na mitologia, do mesmo povo, acontece que de acordo com cada região do Egito, e do domínio da casta de sacerdotes a criação do mundo era formulada, para benefício das pessoas que escreveram os primórdios da mitologia e dominavam a população através da religião, daí o descompasso entre elas.  
 Na mitologia Hinduísta
O deus brahman é um ser absoluto, supremo, impessoal, infinito, eterno, a fonte pré-cosmica da divindade, à causa de todas as causas, sem começo, sem fim, do qual tudo emana e a ele tudo retorna, e antes da criação do universo só existia o brahman, na forma não manifesta e mais nada existia, mas por vontade própria ele se manifestou e a sua energia operativa entrou em ação começando o ciclo da expansão.
 Se de Brahman, tudo emana, toda a criação fez parte dele e não foi criada por ele e no fim todas as coisas voltarão a ele, e então o mundo não foi criado pela sua palavra mais sim pela energia operativa que dele emanava.
Na mitologia Chinesa.
Segundo essa mitologia, o mundo veio de uma bola cósmica, envolta em trevas, flutuando no universo, dentro da bola havia um espírito, este espírito foi desenvolvendo, em silencio, no seu interior, ninguém sabe por quanto tempo, até que finamente esse novo espírito, chamado de Pan gu nasceu, Pan Gu, vivia dentro da bola com os olhos fechados absorvendo a nutrição da bola, e dormindo tranquilamente, mais tarde ele despertou e travou uma grande batalha para sair da bola em busca da luz.
Também nessa mitologia existe mais de uma forma da criação do mundo, e a sua criação era apresentada de acordo com o interesse de cada região.
Para um melhor entendimento, colocamos o GÊNESIS. “O primeiro livro sagrado é o GÊNESIS, que é o primeiro livro do PENTATEUCO OS CINCO LIVRO JUDAICO E chama-se em hebraico BERESHITH, que é a palavra inicial do livro, significando no Princípio,” é a Definição encontrada na pequena Enciclopédia Bíblica cujo Autor e Orlando Boyer.

GÊNESIS SEGUNDO VÁRIAS BÍBLIAS.
“No começo DEUS criou os céus e a terra”. (Bíblia Sagrada) nova tradução na linguagem de hoje.
Sociedade bíblica do Brasil.
“No principio DEUS criou os céus e a terra” Bíblia Sagrada Antigo e Novo Testamento
Traduzida por João Ferreira de Almeida revista e atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.
“NO PRINCÍPIO, AO CRIAR DEUS OS E A TERRA” Bíblia Hebraica (Torá) Editora e Livraria Sêfer Ltda.
Baseada a luz do Talmude e das fontes Judaicas.
“NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA” A Bíblia Sagrada antigo e novo Testamento tradução das línguas originais por João Ferreira de Almeida. Alfalit Brasil.
Buscamos o Gênesis em quatro fontes diferentes mais o sentido e o mesmo, portanto não existe. Diferença entre elas. Pois Todas foram originadas dos escritos de Moisés, quando os Judeus saíram da escravidão do Egito. E chegaram até Nós através de várias traduções, mas seu significado é sempre o mesmo. (NO PRÍNCIPIO CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA.) 
 
.Referencias:
FAUR Mirella. Ragnarok: o crepúsculo dos deuses: uma Introdução a Mitologia Nórdica. São Paulo. Cultrix. 2011.
Alegrolla. Blog spot.com. br
Allofthe. Mitologia. blog spot.com.br
Wikipedia.org. wiki.com. br
Portal\sãofrancisco.com. br

Texto, produção do Pr., e Teólogo José Francisco Aranha.
Email.pastoraranha@hotmail.com
Face book: franciscoaranha
Blog: joséfranciscoaranha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário