Eis a História de uma pessoa chamado Noé. Noé era um homem justo e honrado, entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gn 6.9 Noé era filho de Lameque ,e foi gerado quando seu pai alcançou 182 anos de existência. Noé é considerado o ultimo Patriarca antes do Dilúvio. E a sua missão inicia-se, quando Deus achou que todos os Seres humanos haviam se corrompido e que seus pensamentos eram somente para o mau. Gn. 6.5, mas Deus Encontrou a Noé que achou graça diante do Senhor Gn. 6.8, pois Ele sendo um homem justo, foi escolhido por Deus para repovoar a Terra.o Diluvio, fez desaparecer todos os Seres de todo o planeta, salvou-se apenas Noé a sua familia e os animais que estavam na Arca, que ele havia construído por determinação de Deus Gn.6.14 as aguas baixaram e a arca feita por ele repousou nas Montanhas de Ararate. (Hb Terra Sagrada) Gn. 8.4 , essas montanhas estão situadas na Ásia ocidental ,no território da atual Armênia, na região das nascentes dos Rios Eufrates e Tigre, sendo que a partir das montanhas acima citadas saíram os descendentes de Noé para fazer o repovoamento de toda a Terra.
São estes os descendentes diretos de Noé ate Abrão: Noé pai de Sem, Sem pai de Afaxade. Afaxade pai de Salá, Salá pai de Heber, Heber pai de Pelegue, Pelegue pai de Reú, Reú pai de Serugue, Serugue, pai de Naor, Naor, pai de Terá. Terá pai de Abrão. Terá também gerou a Naor, e Harã. Harã morreu e deixou seus filhos, Ló, Sarai, e Milca, Sarai casou com Abrão, Milca casou com Naor, são estas as pessoas que faziam parte da família de Abrão e que moravam em Ur dos Caldeus, seu pai Terá servia outros deuses Js. 24.2,.diz uma lenda que um dia não se sabe o motivo, Abrão arrebentou todos os ídolos que havia na casa do seu pai sem surpreendesse que eles não revidassem. Eram só pau e pedra, portanto não podiam ser eles os criadores dos céus e da terra e da vida.
Ur dos Caldeus, antiga capital do Império Sumeriano na baixa Mesopotâmia (TERRA ENTRE RIOS) ficava dentro de um círculo imaginário chamado de crescente fértil que saí a partir do que hoje é o Egito passando ao norte de Israel e do Líbano, e adentrando a Síria e atravessando o Iraque desembocando via Kuwait no golfo pérsico, Ur provavelmente teria sido construída por um descendente de Noé chamado Afaxade, que era de uma tribo seminômade que andava entre o (Hedjaz) a atual Arábia Saudita e o golfo Pérsico. Ur foi construída a margem esquerda do Rio Eufrates ao sul da Babilônia, no tempo de Daniel a designação Babilônia era válida para toda a região Dn. 2.12 e Is.13.19. A língua usada para a comunicação entre os Caldeus era possivelmente um dialeto Babilônico- Semita e a religião praticada era com certeza politeísta pratica religiosa comum em todo o Mundo antigo, em Ur, adoram-se vários ídolos chamados de deuses que representavam o bem e o mau, ishtar deusa do amor, deus sol shamash, tamuz, Adônis, marduk, anú enai a deusa da agua e assim sendo cada cidade tinha o seu ídolo predileto ao qual faziam também sacrifícios e oferendas, muitas vezes estes sacrifícios eram de seres humanos. No poço dos mortos encontrado em Ur pelos pesquisadores eles depararam com uma cena terrível: em volta dos cadáveres reais inteiramente cobertos de pérolas, ouro de lápis- lazúli e ágata estavam dezenas de servidores sacrificados. O centro da religião era o templo dirigido por uma casta de sacerdotes que estudavam astronomia através das observações no céu no alto dos zigurates, como sabemos a Babilônia era plana e facilitava o estudo dos astros, estudavam também a astrologia, o ocultismo, vidência, adivinhação e intepretação dos sonhos DN. 1.4., cada cidade importante tinha seu próprio governante uma espécie de mandatário local e era comum conflitos entre elas pois não havia um reino unificado como poderá ser visto mais tarde a escrita era no estilo cuneiforme feitas em tabuinhas de argila crua que serviam basicamente para assuntos do governo, a produção agrícola era elaborada de acordo com as cheias do Eufrates pois na agricultura da Babilônia era utilizado um eficiente sistema de irrigação para a produção de trigo, cevada, sorgo e gergelim. Frutas como tâmaras figos e uvas, Assim era UR dos Caldeus na época de Abrão. Até aqui o nome usado é Abrão que após o chamado de Deus será modificado.
REFERENCIAS:
Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil.2 ed. Barueri- SP
História Sagrada. O Povo Bíblico. Daniel-Rops
Uma História do Povo Judeu-Hans Borger.
O presente artigo não pretende encerrar as discussões que giram sobre o mesmo.
Texto, produção do Pr. José Francisco Aranha
Email.pastoraranha@hotmail.com
Facebook: franciscoaranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário